Pesquisadores da Uema são contemplados no projeto RedeMaris

Por em 15 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está representando o estado do Maranhão em um projeto voltado para a sustentabilidade da mariscagem no Nordeste do Brasil.

Com a participação de 67 pesquisadores de 31 instituições, a RedeMaris, que tem o apoio do CNPq e do Ministério da Pesca e Aquicultura,  é uma rede de pesquisa colaborativa voltada para a cadeia produtiva de mariscos nos nove estados do Nordeste do Brasil. A rede de pesquisa visa integrar pesquisadores, extensionistas, comunidades locais e instituições governamentais e não governamentais, promovendo o desenvolvimento sustentável da mariscagem.

A Uema, representada pelos professores Kaio Lopes de Lima e Camila Magalhães Silva, do Curso de Engenharia de Pesca, se une à Ufma para realizar diagnósticos e pesquisas sobre a atividade de mariscagem no Maranhão. O projeto se propõe a mapear áreas de extração, identificar espécies e tecnologias, e aprimorar a gestão participativa e a saúde ocupacional das marisqueiras. Um dos principais objetivos é agregar valor aos mariscos, promovendo a sustentabilidade e a equidade de gênero, ao empoderar as mulheres pescadoras.

“Aqui na Uema, estamos trabalhando junto com a UFMA para implementar a parte do projeto que abrange o litoral maranhense. O projeto foi aprovado em rede, o que permitiu um alcance significativo para a região Nordeste, somando forças para um diagnóstico mais completo e estratégico”, destaca o professor Kaio Lopes de Lima, da Uema.

Com a Uema representando o Maranhão no projeto, o estado ganha destaque na pesquisa sobre a mariscagem, que abrange um dos setores mais tradicionais da economia local.  E ainda, ao participar desse projeto, reafirma seu compromisso com a pesquisa aplicada e o impacto positivo nas comunidades locais.

Clique aqui e acesse o resultado da Linha Temática 2 – Região Nordeste: Litoral dos estados do Maranhão à Bahia.

Por: Karla Almeida