Lançamento de edital para ‘Jornada de Inovação’ da Uema mobiliza alunos e professores

Por em 2 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Vale, lançou o edital da Jornada Marandu, uma iniciativa voltada para a inovação e empreendedorismo, coordenada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema – Agência Marandu. O programa visa selecionar estudantes para desenvolver soluções inovadoras que enfrentem desafios operacionais reais da Vale, com foco nas operações do Porto de Ponta da Madeira e da Estrada de Ferro Carajás.

O evento de lançamento aconteceu no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), no Campus Paulo VI, reunindo alunos e professores da Uema. A ocasião serviu para esclarecer dúvidas sobre o edital e destacar a importância da jornada para a comunidade acadêmica e para o setor industrial.

As inscrições para a Jornada Marandu estarão abertas entre os dias 14 e 25 de outubro de 2024, e os interessados devem se inscrever pelo site oficial da Agência Marandu, no endereço eletrônico www.marandu.uema.br. No momento da inscrição, é necessário anexar os documentos obrigatórios.

O edital tem como objetivo identificar oportunidades de inovação que possam aprimorar processos, produtos ou serviços da Vale. Os participantes devem propor e desenvolver soluções que possam gerar novas tecnologias, spinoffs ou startups. A iniciativa busca estimular o empreendedorismo dentro da Uema, promovendo o desenvolvimento de ideias inovadoras por meio de processos de ideação e aceleração.

Durante o evento, Roberto Serra, diretor da Agência Marandu, destacou a importância dos desafios propostos: “Recebemos oito desafios em diferentes áreas para que alunos e professores da Uema possam apresentar soluções, e esperamos que essa jornada alcance o sucesso desejado, inspirando a criação de novos editais.”

Apoena Mendes, líder de inovação da Vale, reforçou o convite para a participação dos estudantes: “Convidamos todos da comunidade acadêmica da Uema a se inscreverem no edital que estamos lançando em parceria, para que possamos resolver juntos problemas relacionados ao Porto e à ferrovia, por meio de métodos inovadores.”

A Jornada Marandu promete incentivar a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) dentro da Uema, gerando soluções relevantes para os desafios da Vale e ampliando o potencial empreendedor dos participantes.

Inscrições e informações: