I Curso de Formação de Preceptores de Enfermagem Educativa destaca liderança e excelência na prática

Por em 7 de outubro de 2024

No dia 26 de setembro de 2024, foi realizado o “I Curso de Formação de Preceptores de Enfermagem Educativa: Liderança e Excelência para a Prática de Enfermagem Educativa”, voltado para os enfermeiros preceptores do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Colinas. O evento, que ocorreu de forma online, teve como principal objetivo aprimorar as competências pedagógicas e fortalecer a liderança educacional no ambiente prático de enfermagem.

O curso ofereceu uma série de palestras sobre temas essenciais para a formação de preceptores, com destaque para a apresentação da Profa. Dra. Antonia Mauryane Lopes, que abordou a importância da avaliação, do feedback e da ética na humanização do ensino. Durante sua fala, Mauryane enfatizou o impacto positivo de um feedback construtivo e respeitoso no desenvolvimento dos alunos, destacando sua importância no processo formativo.

Um dos momentos marcantes do evento foi o TALK SHOW: “Compartilhar! O que esperar do meu preceptor!”, em que ex-alunos e preceptores da própria instituição relataram suas experiências e destacaram a importância da escuta ativa no processo de orientação dos estudantes. Enfermeiros como Victória e Fernando ressaltaram que “os preceptores necessitam de uma escuta ativa de quem está do outro lado”, reforçando a necessidade de uma relação de troca e confiança entre aluno e orientador.

A palestra de encerramento ficou a cargo da enfermeira Jaylinne Morais, do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (UNIRIO), que discutiu o papel do preceptor na formação de futuros enfermeiros. Em sua fala, ela destacou que o preceptor deve “caminhar junto ao aluno, refletir sobre sua prática e oferecer incentivo e feedback constante”, visando não apenas o aprendizado, mas também a “ensinagem”.

O curso foi organizado pela coordenação e supervisão de estágio do curso de Enfermagem do Campus Colinas da Uema e teve como público-alvo enfermeiros preceptores. Segundo a coordenadora do evento, Fábia Regina, a iniciativa foi crucial para que o ensino prático seja eficaz e prazeroso, além de preparar profissionais competentes e comprometidos com a ética e a excelência.

A Profa. Mauryane Lopes reforçou a relevância da atividade, destacando a troca de saberes e a identificação das necessidades formativas dos preceptores, essenciais para alcançar a excelência na liderança educacional e contribuir para uma enfermagem educativa de qualidade.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Uema Campus Colinas