Grupo de Inovação em Sistemas Integrados de Produção da Uema é premiado no V ZOOMAPI
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 31 de outubro de 2024
O Grupo de Inovação em Sistemas Integrados de Produção (Gintegra) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) participou do V Encontro de Zootecnistas do Maranhão e Piauí (ZOOMAPI), cujo tema foi “Difusão de Tecnologia e Inovação no Campo e Fortalecimento da Profissão no Século XXI”. O evento ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro, no Campus Chapadinha da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Durante o encontro, o Gintegra apresentou diversos trabalhos, entre eles o resumo premiado com o 3º lugar: “Avaliação da Densidade e Estoque de Carbono em Função das Profundidades de Coleta do Solo em Sistema Agrossilvipastoril em Pindaré-Mirim-MA, Brasil”, trabalho orientado pela professora Valéria Apolinário e elaborado pelos docentes Diana Valadares, Joaquim Costa e Luciano Muniz, e discentes de graduação e pós-graduação Victor Hugo Santos, Giselle Carneiro, Thaís Figueiredo e João Pedro Patrício.
Outros trabalhos apresentados incluíram: “Ecofisiologia do BRS Ipyporã (Urochloa ssp. BRS RB331) em Sistema Integrado com Gesso e Nitrogênio no Ecótono Amazônia-Cerrado”, “Produção de Urochloa ssp. BRS Ipyporã em Sistemas Integrados com Gesso e Nitrogênio no Ecótono Amazônia-Cerrado” e “Proteína Bruta do BRS Ipyporã (Urochloa ssp. BRS RB331) em Sistema Integrado com Gesso e Nitrogênio no Ecótono Amazônia-Cerrado”.
Na ocasião, a Profª Valéria Apolinário, uma das gestoras do grupo, ministrou uma palestra sobre “Uso do SIPA no Nordeste do Brasil: Potencialidades e Desafios”.
A docente do curso de Zootecnia, Profª Diana Valadares destacou que a premiação do Gintegra reflete a qualidade das pesquisas desenvolvidas em diversas áreas das ciências agrárias, especialmente na Zootecnia da Uema. Ela enfatizou a relevância dessas pesquisas para o avanço do conhecimento na área, bem como seu impacto positivo na formação dos alunos e no desenvolvimento de práticas sustentáveis na produção animal.
A programação do evento integrou palestras e minicursos conduzidos por zootecnistas de todo o Brasil e apresentação de resumos científicos, além de proporcionar visibilidade à classe profissional e à produção agropecuária dos estados, contribuindo para a evolução da Zootecnia, o desenvolvimento sustentável da produção animal e a promoção do bem-estar animal.
Por: Karolynne Sodré