Equipe de Engenharia Civil da Uema conquista 3º lugar no concurso nacional CBCA/ABECE 2024
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de outubro de 2024
A Equipe de alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) conquistou o 3º lugar na sexta edição do “Concurso CBCA/ABECE para estudantes de Engenharia 2024”, realizada durante o Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (ENECE/ABECE), no dia 11 de outubro, em São Paulo.
O concurso, promovido pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), tem abrangência nacional e é direcionado a estudantes de engenharia civil. Neste ano, o concurso teve como tema “Galpões Logísticos em Estruturas de Aço”.
A competição foi dividida em duas etapas. Na primeira, as equipes desenvolveram e apresentaram o projeto estrutural de um galpão logístico, seguindo as diretrizes do edital. Na segunda etapa, realizada em 10 de outubro, a equipe teve a oportunidade de apresentar e defender seu projeto presencialmente em São Paulo utilizando o ‘Kit Mola’, um sistema de representação didática de estruturas.
O grupo, composto pelos alunos Caio Vinicius, Jeremias Reis, Luan Vinicius, Lucas Lima e Matheus Campos, e orientada pelo professor Rodrigo Neves, apresentou um projeto estrutural para um galpão logístico, utilizando armações de aço.
“Participar deste concurso e alcançar essa posição nos motiva a continuar inovando e buscando a excelência. Foi uma experiência enriquecedora, na qual pudemos aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação e aprimorar nossas habilidades técnicas”, destacou Lucas Lima, aluno e membro da equipe.
O orientador do projeto, Prof. Rodrigo Neves, enfatizou a importância da conquista. “O 3º lugar reforça a qualidade e o talento dos futuros engenheiros da Uema, que demonstraram habilidades técnicas e capacidade de inovação perante uma banca avaliadora renomada. Essa vitória evidencia a dedicação e o esforço da equipe, que novamente se destaca no cenário nacional de engenharia. Parabéns aos alunos pela conquista”, disse.
Por: Karolynne Sodré