Curso de Letras do Campus Zé Doca promove Ciclo de Palestras para fortalecimento acadêmico
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 10 de outubro de 2024
Entre os dias 01 e 03 de outubro, o Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Zé Doca, realizou o primeiro ciclo de palestras do Projeto Seminários Linguísticos. Coordenado pelo Prof. Dr. Eliúde Costa Pereira, o evento reuniu importantes nomes da área de Linguística, proporcionando um espaço para o intercâmbio acadêmico entre discentes e especialistas.
Criado no segundo semestre de 2022, o Projeto Seminários Linguísticos tem como principal objetivo fortalecer a formação acadêmica dos alunos e promover a integração entre o Campus Zé Doca e outras instituições de ensino superior. O projeto organiza-se em dois ciclos de palestras por semestre, sendo o primeiro focado em aspectos teóricos e o segundo em uma abordagem teórico-prática.
Neste primeiro ciclo, as palestras abordaram temas essenciais para o estudo da Linguística e foram ministradas por professores de destaque, como o Dr. Ivo da Costa do Rosário (Universidade Federal Fluminense), que falou sobre o “Estatuto da Sintaxe no Contexto Gramatical-Discursivo”, o Dr. Flávio Brandão da Silva (Universidade Estadual de Maringá), que discutiu a “Dinamicidade e Diversidade Linguísticas”, e Eliane Mara Silveira (Universidade Federal de Uberlândia), que apresentou os “Estudos Linguísticos Pré-Saussurianos”.
A Diretora do Curso de Letras, Profa. Josicleia Fernandes Pires destacou a importância do projeto para a formação dos discentes. “O projeto contribui diretamente para o crescimento acadêmico dos alunos, oferecendo a oportunidade de acesso a conteúdos diversificados da área de Linguística e Língua Portuguesa. Além disso, possibilita que grandes mestres e doutores compartilhem seus conhecimentos, superando as barreiras da distância por meio da tecnologia”, afirmou.
Para Waldecy de Carvalho Oliveira, aluno do quinto período, o ciclo de palestras foi uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos. “Esse projeto é fundamental para o nosso desenvolvimento acadêmico, pois nos conecta com professores renomados e expande o que aprendemos em sala de aula”, comentou.
O coordenador do projeto, Prof. Eliúde Costa Pereira, reforçou que a iniciativa visa ampliar a perspectiva dos alunos sobre os objetos de estudo em Linguística e Língua Portuguesa, ao trazer profissionais com sólida formação teórica e experiência prática. “O Seminários Linguísticos potencializa o processo de formação ao aproximar os alunos de especialistas com vasta experiência docente”, explicou.
O segundo ciclo de palestras está previsto para ocorrer em dezembro e contará com a participação de docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Por: Karla Almeida