Conheça o projeto de alunos da Uema que é destaque em Sustentabilidade Automotiva

Por em 17 de outubro de 2024

Fundada em 2011 no curso de Engenharia Mecânica da Uema, a Equipe Coyote de Eficiência Energética tem se destacado no cenário acadêmico e tecnológico brasileiro com uma missão clara: promover o desenvolvimento sustentável da indústria automobilística nacional. Com foco na idealização e fabricação de veículos de consumo eficiente, a equipe busca não apenas aprimorar o conhecimento dos alunos, mas também contribuir para um futuro sustentável.

Início da Trajetória

A história da Equipe Coyote começou de forma inovadora. No seu primeiro ano, os membros viajaram a São Paulo não para competir, mas para vivenciar a Maratona da Eficiência Energética, absorvendo conhecimentos valiosos que seriam fundamentais para os projetos futuros. Em 2012, o primeiro protótipo, o EC01, foi construído. Embora não tenha competido, foi um passo importante para o aprendizado da equipe.

A virada aconteceu em 2013, com a construção do EC02, que apresentou um desempenho promissor, seguido pela evolução contínua com o EC03 em 2014. Esses primeiros sucessos prepararam a equipe para um grande desafio: a Shell Eco-Marathon.

Participação na Shell Eco-Marathon

A Shell Eco-Marathon, uma das competições acadêmicas mais renomadas de eficiência energética do mundo, exige que equipes projetem e construam veículos ultra-eficientes. A Coyote fez sua estreia na competição em 2016 com o protótipo ECO4, sendo a primeira e única equipe a representar o Maranhão em uma competição internacional. A experiência não só ampliou a visão dos integrantes, mas também aumentou a motivação para alcançar melhores resultados. Em 2017, o EC05 foi introduzido, reforçando o aprendizado e a dedicação da equipe.
Já neste ano, a competição foi realizada nos dias 27 a 30 de agosto no Rio de janeiro. Durante esses dias a equipe passou por várias séries de inspeções técnicas para ver se o protótipo estava de acordo com os regulamentações de fabricação e segurança. Após ganhar o selo de aprovação, foi concedido o acesso a pista para poder competir. Na ocasião a equipe conseguiu um bom desempenho, ficando em 5° lugar na categoria de combustão interna

Protótipo EC – 06 na pista da Shell

Estrutura e Trabalho em Equipe

A estrutura da Equipe Coyote é organizada em diretorias, que abrangem diversas áreas essenciais para o desenvolvimento dos veículos: direção, powertrain, elétrica, freios, projetos e administrativo. Essa divisão de responsabilidades permite que os alunos apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo o trabalho em equipe e a inovação.

O Futuro da Mobilidade Sustentável

Com o aumento das discussões sobre sustentabilidade e eficiência energética, a atuação da Equipe Coyote é mais relevante do que nunca. Os projetos em andamento não buscam apenas a eficiência dos veículos, mas também inspiram a próxima geração de engenheiros e inventores a pensar em soluções criativas e sustentáveis para os desafios do setor automobilístico.
A Equipe Coyote continua sua trajetória, sempre em busca de novas tecnologias e metodologias para otimizar o desempenho dos seus protótipos. À medida que o mundo avança rumo a um futuro mais sustentável, a contribuição da equipe será, sem dúvida, um passo importante nessa jornada.

Para conhecer mais da trajetória e dos projetos da Coyote, nos dias 4 e 5 de novembro a equipe participará do Marandu Summit, um dos maiores eventos de inovação do Maranhão. O evento, com o tema “Horizontes Emergentes: Teias de Ciência, Tecnologia e Inovação com Efeito Empreendedor”, será realizado pela Agência de Empreendedorismo e Inovação da Uema (Marandu), no Golden Shopping Calhau.

Por: Caio Marcos
Fotos: Equipe Coyote / Luis Paulo (Ascom-Uema)