Cine Boboromina promove Mostra Mercosul Audiovisual de Curtas Infantis em escolas públicas de São Luís

Por em 10 de outubro de 2024

O projeto de extensão Cine Boboromina: Arte, Diversidade e Educação, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e coordenado pelo Prof. Dr. Greilson Lima, está realizando, de 09 a 11 de outubro de 2024, a Mostra Mercosul Audiovisual: Curtas Infantis. A programação, organizada em celebração ao Dia das Crianças, acontece em diversas escolas públicas da região metropolitana de São Luís, com o objetivo de fortalecer a integração cultural e promover o acesso de crianças de todas as idades a conteúdos audiovisuais latino-americanos.

As primeiras sessões ocorreram dia 09 de outubro de 2024 na UEB Galileu Clementino Ramos Santos, no bairro Cruzeiro de Santa Barbara, em São Luís. As atividades contaram com a colaboração das professoras Márcia Araújo e Daniele Santos. Hoje (10), foram programadas outras exibições: às 8h, na Escola Municipal Maria Eliza Oliveira, em São José de Ribamar, e às 14h na UEB Professor Nascimento de Morais, na Cidade Operária, em São Luís, com a participação do professor Alex Moreira.

O destaque da Mostra está na sua proposta cultural inclusiva e acessível. Todos os curtas-metragens apresentados possuem recursos como audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo a participação de um público diverso.

A Mostra Mercosul Audiovisual traz uma seleção de curtas produzidos nos países do Mercosul e seus associados, como Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. As obras abordam uma ampla gama de temas, incluindo a valorização das raízes afro-brasileiras, a superação de desafios e a preservação ambiental. Essa diversidade temática permite às crianças uma experiência rica e incentiva a reflexão sobre questões sociais importantes.

O evento é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam). Este organismo, que em 2024 celebra 20 anos, busca promover a integração regional no setor audiovisual, com ações que envolvem formação, preservação do patrimônio, circulação de conteúdos e acessibilidade.

Como parte das comemorações do 32º aniversário do Mercosul, foi lançada a Plataforma Mercosul Audiovisual, que oferece uma nova janela de exibição para o cinema regional, com ênfase na acessibilidade. Filmes disponíveis na plataforma contam com recursos como língua de sinais, legendas descritivas e audiodescrição, reforçando o compromisso com a inclusão.

Programação da Mostra

Entre os curtas exibidos estão:

Mais informações sobre a Mostra podem ser acompanhadas pelas redes sociais do projeto: Instagram e no site Mercosul Audiovisual.

Por: Karla Almeida