Campus São Bento apresenta manual de boas práticas de comunicação interna para estudantes da Universidade

Por em 3 de outubro de 2024

Na tarde de hoje (03), o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales, recebeu em seu gabinete a diretora do Campus São Bento, Isabela Pinho de Lucena, e as professoras Heloísa Medeiros, diretora do Curso de Direito, e Sanara Melo, diretora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. O encontro foi marcado pela apresentação do “Projeto Netiqueta”, um projeto piloto direcionado aos alunos do curso de Direto do Campus São Bento, que visa orientar os alunos sobre boas práticas de comunicação digital no ambiente acadêmico, com foco no uso eficiente de canais como WhatsApp e e-mail.

A iniciativa, idealizada pela professora Heloísa Medeiros, busca estabelecer um protocolo de comunicação interna entre os membros da comunidade acadêmica, direcionado aos alunos. O objetivo é promover uma comunicação mais eficiente, respeitosa e adequada, tanto nas interações com a direção e secretaria do curso quanto entre os próprios alunos. A professora ressaltou que o manual pretende preparar os estudantes para a vida profissional, já que a forma de comunicação adotada durante a formação acadêmica influencia diretamente no ambiente de trabalho futuro.

“A netiqueta é um conjunto de boas práticas para a comunicação digital, combinando ‘net’ (rede) e ‘etiqueta’ (boas maneiras). No contexto acadêmico, seguir esses princípios é fundamental para mantermos um espaço harmonioso e respeitoso”, destacou Heloísa Medeiros.

Isabela Pinho de Lucena, diretora do campus, elogiou o projeto e enfatizou a possibilidade de expandi-lo para outros cursos, além de sugerir que a iniciativa sirva de modelo para a própria Universidade. “A boa comunicação é essencial para manter relações interpessoais saudáveis e produtivas. Esse manual pode ser uma ferramenta para toda a comunidade acadêmica, não só do Direito”, afirmou.

O reitor Walter Canales considerou a proposta relevante e com potencial de se transformar em um protocolo oficial da Uema. “A iniciativa é louvável e tem muito a contribuir com a Universidade. Vamos analisar a proposta, debater sugestões e trabalhar para desenvolver essa ideia”, afirmou Walter Canales.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho