Campus Coroatá inaugura primeira turma de Psicologia, um marco na expansão da instituição

Por em 2 de outubro de 2024

O Campus Coroatá da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) celebra um feito inédito com a abertura da primeira turma de Psicologia, a primeira do curso oferecida por uma universidade pública fora da capital, São Luís. Este marco representa um avanço significativo tanto para a instituição quanto para a região, atendendo a uma crescente demanda por profissionais capacitados em saúde mental, uma área de importância crescente no Brasil e no mundo.

A iniciativa da Uema de interiorizar a formação superior em Psicologia vem em resposta às necessidades regionais e tem por objetivo ampliar o acesso ao ensino público de qualidade. Com isso, a Universidade reafirma seu compromisso com a formação de profissionais preparados para atuar em diversas áreas, impactando positivamente tanto o mercado de trabalho quanto a saúde pública.

Segundo Danilo Queiroz, coordenador do curso de Psicologia do Campus Coroatá, o momento é de grande orgulho e responsabilidade: “É um presente e um privilégio iniciarmos essa turma. Temos uma necessidade urgente de psicólogos no Estado do Maranhão, e Coroatá foi presenteada com a primeira turma de Psicologia da Uema. Iniciamos a turma com 35 alunos em setembro. A importância do curso está em formar profissionais que entendam o contexto social, atuando em setores fundamentais como escolas, hospitais e outras áreas da sociedade”.

Entre os alunos da primeira turma, Gabrielle Diniz, moradora da cidade vizinha Caxias, compartilhou sua felicidade em poder ingressar na Uema: “Para mim, é um privilégio muito grande. Sempre sonhei em ser psicóloga e, agora, fazer parte da primeira turma é algo histórico. Daqui a 10 ou 15 anos, o nome do meu grupo estará registrado, e isso é muito gratificante”.

A aluna Maria Cristina, que veio do estado do Pará, relatou como descobriu a oportunidade de cursar Psicologia no Maranhão: “Descobri a Uema durante meu último ano do ensino médio, quando eu e minhas amigas procurávamos vestibulares. Fiquei muito feliz quando soube da abertura do curso de Psicologia aqui, e o que mais me motiva é o fato de que a saúde mental está sendo cada vez mais reconhecida como essencial”.

Lília Maria da Silva Gomes, diretora do Campus Coroatá, destacou a importância desse momento para a comunidade acadêmica e para a região: “Estamos oferecendo uma oportunidade única para pessoas de diversos lugares, inclusive de outros estados, de realizarem o sonho de cursar Psicologia. A implantação desse curso é uma conquista que atende a uma necessidade regional e traz benefícios imensuráveis para o futuro”.

O reitor da Uema, Walter Canales, também reforçou a relevância da interiorização do ensino superior de qualidade: “A universidade tem o dever de estar presente em todo o Maranhão. A escolha de Coroatá para abrigar o curso de Psicologia, após já ter consolidado o de Enfermagem, é uma resposta a um anseio da população por profissionais habilitados em saúde mental”, afirmou.

Com o novo curso de Psicologia, a Uema expande seu leque de ofertas acadêmicas e a expectativa é de que a nova turma de Psicologia contribua não apenas para o desenvolvimento da região de Coroatá, mas também para a expansão do acesso à saúde mental em todo o estado do Maranhão. A chegada do curso, cuidadosamente planejada, simboliza a continuidade do compromisso da Uema com a formação de profissionais qualificados, capazes de promover o bem-estar individual e coletivo.

Por: Karla Almeida

Fotos: Lucas Vieira