Bolsista da Uema publica artigo científico em revista internacional Qualis A4

Por em 1 de outubro de 2024

A acadêmica Elainne Silva Freire, bolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UEMA) durante o período 2021/2022, obteve um importante reconhecimento ao ter seu artigo científico publicado na renomada revista internacional Archives of Medical Research, uma publicação Qualis A4. O estudo foi desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Lago da Pedra, nas áreas de Parasitologia e Epidemiologia, sob a orientação da Profa. Dra. Juliana Maria Trindade Bezerra.

O artigo, publicado no dia 26 de setembro de 2024, é resultado de uma revisão sistemática de literatura com meta-análise sobre a doença de Chagas, uma infecção parasitária negligenciada, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. O estudo focou na avaliação de medicamentos e combinações de tratamentos utilizados no Brasil, propondo novas alternativas promissoras para lidar com a resistência do parasito aos tratamentos convencionais.

A pesquisa incluiu 26 artigos científicos, dos quais 16 abordavam combinações de medicamentos e nove relatavam novos inibidores de moléculas parasitárias. Os resultados revelaram que as combinações envolvendo Benzonidazol apresentaram uma taxa de cura geral de 74%, reforçando a ideia de que terapias combinadas podem ser mais eficazes no combate à doença. No entanto, a introdução dessas novas alternativas no mercado farmacêutico ainda se encontra distante, o que ressalta a importância das medidas profiláticas para frear o aumento dos casos de DC no país.

Além de Elainne, o trabalho contou com outros colaboradores, como Letícia Pinto da Silva e Aline do Carmo Silva, graduadas em Ciências Biológicas pela Uema, e Pedro Alves Soares Vaz de Castro, doutorando pela Northwestern University, nos Estados Unidos. Outros envolvidos incluem Giovanna Rotondo de Araújo, doutoranda em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Dayane Andriotti Otta, doutora em Ciências da Saúde pela FIOCRUZ Minas, e Danilo Cavalcante Braz, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFRN.

Ao comentar sobre a conquista, Elainne expressou sua felicidade. “Ter um artigo publicado numa revista internacional de Qualis A4, ainda como estudante de graduação, é uma realização incrível. Iniciei este estudo no meu primeiro ano de graduação e com minha primeira Bolsa PIBIC. Enfrentei desafios, mas encarei cada um como uma oportunidade de aprender”, disse ela.

Para a orientadora, Profa. Dra. Juliana Bezerra, o resultado é motivo de orgulho. “O estudo desenvolvido pela Elainne foi desafiador. Sinto-me realizada em ver que o projeto, iniciado logo após seu ingresso no curso, resultou em um produto relevante para a pesquisa em Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias”, destacou.

Para a bolsista, a concessão da Bolsa PIBIC foi essencial para o desenvolvimento de suas habilidades e para a definição de sua trajetória profissional: “Este programa contribuiu para minha transição de acadêmica para profissional, me encorajando a desenvolver opiniões e a pensar de forma independente”.

Já a orientadora ressaltou que as bolsas de iniciação científica oferecem aos alunos uma formação diferenciada, preparando-os para o mercado de trabalho. “A Uema estimula os jovens a terem responsabilidades e a pensar cientificamente, o que é vital para a formação de novos talentos”, frisou.

O Diretor do Campus Lago da Pedra, Prof. Dr. Josimar Carvalho Porto, também celebrou a publicação. “Artigos científicos publicados são fundamentais para fortalecer a reputação e a visibilidade da Uema no cenário acadêmico. Essa experiência não apenas enriquece o currículo dos estudantes, mas os estimula a desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico e capacidade de trabalhar em equipe”, ressaltou.

O artigo completo pode ser acessado na revista Archives of Medical Research, uma publicação internacional que busca preencher as lacunas da especialização médica, abordando temas desde a biologia molecular até a epidemiologia clínica. O periódico é reconhecido por sua contribuição ao avanço do conhecimento médico, sendo referência para pesquisadores e profissionais de saúde em todo o mundo.

Com a publicação, Elainne Silva Freire dá um grande passo para sua carreira científica e serve de inspiração para outros estudantes que sonham em compartilhar suas descobertas com o mundo.

Acesse o artigo AQUI.

Por: Paula Lima