Alunos premiados no VII Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar participam do Experience Day na Uema

Por em 17 de outubro de 2024

Nesta quarta (16), aconteceu a premiação dos melhores trabalhos apresentados no VII Seminário de Formação de Professores do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão. 19 alunos participaram do Experience Day, um dia de imersão no campus da Uema em São Luís, finalizando com uma visita ao Centro Histórico.

Os alunos premiados são dos cursos de Letras, Química, Geografia, Ciências Sociais, Ciências Biológicas e História dos polos Santa Inês, São Bento, Brejo, Itapecuru Mirim, Barreirinhas, Pastos Bons e Santa Luzia do Paruá.

Durante a visita, os alunos conheceram diversas instalações do campus, incluindo o Programa Ensinar e toda a equipe; tiveram um momento com o reitor Walter Canales; visitaram a Biblioteca Central; Restaurante Universitário e outros espaços da Instituição.

No Centro Histórico ele visitaram o prédio do curso de História, o Museu de História e Arqueologia e outros pontos, onde tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a rica cultura e história da cidade.

Para o reitor, “receber esses alunos aqui é uma honra. A universidade é um espaço de formação e transformação, e dias como esse são fundamentais para aproximar os estudantes e fazer com que se sintam parte da Universidade. O Ensinar é um programa exitoso e faço votos de que continue com essa missão importante que é qualificar a docência no Maranhão”.

O Vice-coordenador do Programa Ensinar, Fernando Moucherek, destacou a importância do momento. “O Experience Day não é apenas uma premiação, mas uma oportunidade de integrar esses alunos ao ambiente acadêmico de uma maneira especial. Queremos inspirá-los a continuar se dedicando aos estudos e buscando novos horizontes. A Uema está de portas abertas para eles”, frisou.

A aluna Edna Santos, uma das premiadas, falou com entusiasmo sobre a experiência. “Foi um dia incrível. Primeiro pelo diálogo mais próximo com o reitor, coordenação e diretores de cursos do Ensinar. E também conhecer os alunos de outros polos e compartilhar as experiências. Aqui realmente sentimos orgulho de ser Uema”, disse ela.

Marcelo Azevedo também compartilhou sua opinião sobre o Experience Day. “Eu me senti muito acolhido pela Uema. Foi um dia de conhecimento, de estreitar os laços. Para os alunos que ficam em polos distantes tem esse sentimento de não fazer parte da Instituição e vim até aqui reforça esse pertencimento e o nosso orgulho de ser Uema. Essa experiência vai ficar marcada na minha trajetória”, afirmou.

O Experience Day é uma ação que visa estimular os alunos a se conectarem com a universidade e a valorizarem ainda mais o papel da educação em suas vidas. O evento foi um sucesso e mostrou o compromisso da Uema com a formação de novos professores no estado do Maranhão.

Por: Paula Lima