Alunos de Pedagogia do Programa Ensinar/Uema discutem filosofia em formato Podcast
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 31 de outubro de 2024
No último final de semana, alunos de Pedagogia do Polo Nova Olinda do Maranhão do Programa Ensinar/Uema realizaram um seminário acadêmico sob a supervisão do Prof. Dr. Marcos Roberto, que ministra a disciplina Filosofia da Educação. Na ocasião, foram discutidas teorias clássicas da filosofia educacional, desde suas raízes na Grécia antiga até as reflexões contemporâneas.
Na oportunidade, um dos grupos utilizou o formato Podcast, que foi chamado de “Descomplicando a Filosofia”, onde eles abordaram temas como “A Ética de Aristóteles” e “Ética e Competências Filosóficas” a partir do livro de Terezinha Rios. Com criatividade e clareza, eles apresentaram conceitos complexos de maneira acessível, utilizando elementos da cibercultura e o formato de podcast, que permitiu uma interação em tempo real com os ouvintes.
A proposta do podcast funcionou como uma roda de conversa, proporcionando um ambiente dinâmico onde os participantes puderam fazer perguntas e discutir, resgatando o que Platão chamou de “Thaumazein”, ou a admiração que impulsiona o ato de filosofar. Essa abordagem mostrou-se alinhada com as transformações tecnológicas e o contexto atual da educação.
As alunas compartilharam suas impressões a experiência. “O grupo fez com que o assunto extenso se tornasse mais dinâmico e acessível ao aprendizado. A dinâmica do tema foi enriquecedora. Inovaram na apresentação, colocando em prática o estudo para futuros pedagogos com meios diferentes e dinâmicos para fácil compreensão do assunto”, disse Mayanne Buas.
Orlaene também se manifestou sobre a iniciativa: “Adorei esse podcast. O episódio sobre descomplicar a filosofia foi especialmente interessante, pois me fez refletir sobre a história da filosofia. A forma como os temas são apresentados de maneira rápida e prática é perfeita para quem busca aprender filosofia de um jeito mais dinâmico. Comparado com outros podcasts que já ouvi, este se destaca por ser uma apresentação mais dinâmica entre os colegas de turma”.
O professor Marcos Roberto enfatizou a importância desses seminários. “Considero os seminários acadêmicos uma oportunidade ímpar para que os alunos coloquem em prática todas as leituras e discussões feitas em sala de aula. Isso permite que eles desenvolvam habilidades e competências que irão aplicar enquanto futuros profissionais da Educação formados em Pedagogia”, frisou ele.
O evento não apenas promoveu o aprendizado sobre filosofia, mas também incentivou a formação de uma comunidade acadêmica engajada e interativa, mostrando que a educação pode ser, e deve ser, um espaço de inovação e reflexão.
Por: Paula Lima