Alunos de Ciências Biológicas do Programa Ensinar estudam a biodiversidade local durante aula de campo


Por em 31 de outubro de 2024



Alunos de Ciências Biológicas do Polo Cedral participaram de uma enriquecedora aula de campo, sob a orientação da Profa. Dra. Albeane Guimarães Silva Almeida, na disciplina de Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados. O objetivo foi proporcionar uma compreensão mais profunda das características dos grupos estudados em sala de aula e sua importância ecológica na região.

A aula de campo foi um momento valioso para os alunos, que puderam observar de perto a biodiversidade local. Durante a atividade, os estudantes identificaram diversas espécies, incluindo representantes dos Filos Porífera e Cnidaria, além de outros grupos como Moluscos (bivalves e caracóis), Anelídeos (poliquetas) e Artrópodes (caranguejo eremita e siris). Essa experiência prática facilitou a fixação dos conteúdos teóricos, permitindo que os alunos vissem as características mencionadas nas aulas em um contexto real.

A aluna Kerlieny Castro Marques compartilhou sua empolgação: “A aula de campo foi uma experiência incrível, pois proporcionou aos discentes a técnica da observação, a coleta de informações e, ao mesmo tempo, a correlação e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem se tornasse mais significativo”.

A Profa. Albeane ressaltou a importância dessas atividades práticas. “A aula de campo é essencial para conectar teoria e prática. Ao observar e interagir com o ambiente natural, os alunos não apenas aprendem sobre as espécies, mas também desenvolvem um senso de responsabilidade ambiental e valorização da biodiversidade”, destacou ela.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens