Alunos de Ciências Biológicas do Programa Ensinar estudam a biodiversidade local durante aula de campo
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 31 de outubro de 2024
Alunos de Ciências Biológicas do Polo Cedral participaram de uma enriquecedora aula de campo, sob a orientação da Profa. Dra. Albeane Guimarães Silva Almeida, na disciplina de Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados. O objetivo foi proporcionar uma compreensão mais profunda das características dos grupos estudados em sala de aula e sua importância ecológica na região.
A aula de campo foi um momento valioso para os alunos, que puderam observar de perto a biodiversidade local. Durante a atividade, os estudantes identificaram diversas espécies, incluindo representantes dos Filos Porífera e Cnidaria, além de outros grupos como Moluscos (bivalves e caracóis), Anelídeos (poliquetas) e Artrópodes (caranguejo eremita e siris). Essa experiência prática facilitou a fixação dos conteúdos teóricos, permitindo que os alunos vissem as características mencionadas nas aulas em um contexto real.
A aluna Kerlieny Castro Marques compartilhou sua empolgação: “A aula de campo foi uma experiência incrível, pois proporcionou aos discentes a técnica da observação, a coleta de informações e, ao mesmo tempo, a correlação e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na sala de aula, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem se tornasse mais significativo”.
A Profa. Albeane ressaltou a importância dessas atividades práticas. “A aula de campo é essencial para conectar teoria e prática. Ao observar e interagir com o ambiente natural, os alunos não apenas aprendem sobre as espécies, mas também desenvolvem um senso de responsabilidade ambiental e valorização da biodiversidade”, destacou ela.
Por: Paula Lima