Aluna de Medicina Veterinária da Uema publica artigo em revista internacional Qualis A2

Por em 9 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) comemora mais uma grande conquista para a comunidade acadêmica do curso de Medicina Veterinária. A aluna Kelly Araújo teve seu artigo científico publicado na Journal of Anatomy, uma revista internacional de alto impacto, com classificação Qualis A2. O estudo, defendido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no dia 23 de julho deste ano, foi desenvolvido no Laboratório de Biotecnologia da Reprodução, Engenharia Genética e Tecidual (BIOTECGEN), sob a orientação da pós-doutoranda Dra. Adriana Raquel de Almeida da Anunciação, orientadora e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal (PPGCA), supervisionada pelo Prof. Dr. Felipe de Jesus Moraes Junior.

A pesquisa teve como objetivo padronizar a técnica de criodesidratação em corações de fetos bovinos, buscando identificar o melhor protocolo para cada estágio de desenvolvimento, de acordo com os aspectos morfológicos preservados. Os resultados revelaram que a criodesidratação se apresenta como uma técnica inovadora e promissora para a preservação de tecidos biológicos, oferecendo novas perspectivas para o estudo da morfologia cardíaca, além de ser uma ferramenta valiosa para investigações no campo da embriologia e anatomia.

A pesquisa contou com a colaboração de um grupo interdisciplinar de professores e alunos, incluindo o Prof. Dr. Felipe de Jesus Moraes Junior e os pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Uema (PPGCA), Naylla Raquel Costa Leite Campos e Karoline de Assis Veras Bacelar, além de outros colaboradores: Ester Gomes de Oliveira Bezerra, Luanda Camilo Portela, Yanna Gomes da Silva, Kaio Lucas da Silva Raposo, Juliana Sá Vitor, Higor da Silva Ferreira e Wilmer Martinez Martinez.

Kelly Araújo expressou sua alegria com o reconhecimento internacional. “É muito gratificante estar saindo da universidade com uma publicação tão importante. Essa conquista representa não apenas o meu esforço, mas também o apoio e a colaboração de todos que estiveram envolvidos nesta pesquisa”, comemorou ela.

A professora Adriana Raquel implementou a técnica de criodesidratação no laboratório este ano. Ela destacou a relevância de métodos alternativos para a conservação de peças anatômicas, como a redução do uso de formaldeído, uma substância tóxica amplamente usada nas disciplinas de anatomia e embriologia. “A adoção de métodos como a criodesidratação pode oferecer uma solução mais segura e eficaz durante as aulas, pois essa técnica utiliza pouca quantidade de formol e as peças, após estarem prontas, podem ser mantidas em temperatura ambiente”, afirmou.

Além de fortalecer sua linha de pesquisa, Adriana destacou que o artigo também representa uma superação pessoal. “Essa publicação é um marco, pois mesmo com recursos limitados, conseguimos contribuir significativamente para o avanço científico,” celebrou a professora.

O impacto da pesquisa é vasto, abrangendo áreas como veterinária, biotecnologia e o desenvolvimento de modelos anatômicos para o ensino de morfologia. A publicação reflete a excelência acadêmica e o compromisso da Uema em formar profissionais qualificados, além de destacar o potencial das pesquisas desenvolvidas no BIOTECGEN.

A Diretora do curso de Medicina Veterinária, Profa. Dra. Ana Lúcia Abreu, comentou sobre a importância dessa conquista. “A publicação de um trabalho de aluno de graduação é importante para o curso de Medicina Veterinária, uma vez reflete o engajamento de alunos e professores na pesquisa, permitindo que o acadêmico desenvolva habilidades críticas de pesquisa e análise, ao mesmo tempo aprofundam o conhecimento em uma determinada área. Além disso, dá visibilidade ao curso, abrindo oportunidades de carreira na pesquisa, bem como, fortalece o currículo do aluno. O artigo aborda uma temática atual e necessária, pois trata do uso de técnicas anatômicas alternativas ao formo, considerando os riscos associados a esta substância, tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. Dessa forma, a técnica proposta pode contribuir para que os Laboratórios de Anatomia sejam mais acessíveis e seguros para professores, servidores e alunos”, ressaltou.

Com essa realização, a Uema reafirma seu compromisso com a ciência e a inovação, celebrando mais uma importante contribuição para o avanço das técnicas de preservação de tecidos e para o conhecimento da embriologia. A comunidade acadêmica agora aguarda por mais inovações que venham a fortalecer o ensino e a pesquisa no curso de Medicina Veterinária e além.

Acesse o artigo AQUI.

Por: Paula Lima