Aluna da Uema conquista 2º lugar em Concurso de Painel Artístico promovido pelo TRT

Por em 18 de outubro de 2024

A artista e doutoranda em Geografia na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Laíse Frasão, conquistou o segundo lugar no Concurso Painel Artístico promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região. Com o tema “Trabalho e Cidadania”, sua obra “Entre azulejos e chapéus” foi selecionada para integrar o acervo da instituição.

“Entre azulejos e chapéus” é uma proposta artística que se destaca pela minimalismo contemporâneo e pela linearidade em sua linguagem visual. Laíse busca estabelecer um diálogo direto com a espacialidade arquitetônica, refletindo sobre questões como a divisão sexual do trabalho, gênero, povos originários e tradições populares. A obra traz representações de figuras do cotidiano, que vão desde produtores de radiolas de reggae até quebradeiras de coco babaçu, destacando a rica tapeçaria cultural que une o campo à cidade.

A inspiração de Laíse para a obra vem dos painéis modernistas em azulejaria de Athos Bulcão, reforçando sua ligação com a arte brasileira e sua capacidade de diálogo com o espaço urbano.

A artista maranhense já possui um portfólio que a destaca nacional e internacionalmente, com obras como o painel artístico do auditório do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília e a escultura “Brasília”, que está no acervo do Ministério das Relações Exteriores. Este último trabalho foi fruto do II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea em 2012, e a escultura chegou a ser exibida na Embaixada do Brasil em Belmopã, em Belize.

Laíse também desenvolve sua atuação em projetos e instituições renomadas, como o Museu Afro Digital da UERJ, o Instituto Tomie Ohtake e o Museo Íbero de Jaén, na Espanha.

“Estou de volta há um ano e me enche de alegria ver minhas produções, tanto acadêmicas quanto artísticas, ganhando espaço e reconhecimento. É uma retomada que se realiza lentamente, mas com muito significado”, compartilha Laíse Frasão, demonstrando sua determinação em expandir seu trabalho.

O reconhecimento de Laíse Frasão no concurso do Tribunal Regional do Trabalho é mais uma prova de sua relevância no cenário artístico brasileiro, destacando a importância da arte como veículo de reflexão sobre questões sociais e culturais.

Por: Karla Almeida