Uema, NUPEHIC e NEMO realizam o VII Simpósio de História do Maranhão Oitocentista e VII Simpósio Internacional em História Contemporânea

Por em 17 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão sedia, de 24 a 27 de setembro, o VII Simpósio de História do Maranhão Oitocentista e o VII Simpósio Internacional em História Contemporânea, com o tema “1824/1964: entre revoluções e golpes”.

O evento aconteceno prédio de História (Centro Histórico) e tem o objetivo de divulgar e fomentar novas pesquisas sobre temas como a Confederação do Equador, o golpe civil-militar de 1964 e o regime ditatorial subsequente.

O simpósio é organizado pelo Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (NEMO) e pelo Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC), e conta com o apoio do Edital Paep Capes 2024.

o simpósio traça um paralelo entre dois momentos decisivos da história do Brasil: os 200 anos da Confederação do Equador, de 1824, e os 60 anos do golpe civil-militar de 1964. Embora se tratem de eventos distintos em termos temporais, propósitos e contexto social, ambos expressam tensões fundamentais nos projetos de país que moldaram o Brasil desde a sua concepção.

“A escolha desses temas não foi por acaso. Tanto a Confederação do Equador quanto o golpe de 1964 revelam momentos de ruptura em que diferentes visões de nação estiveram em jogo. Esse debate é crucial para entendermos as raízes dos desafios políticos e sociais que ainda enfrentamos”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema e Líder do NEMO, Marcelo Cheche, que organiza o evento juntamente com a Líder do NUPEHIC, Monica Piccolo.

O evento conta também com a participação do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIST/Uema), da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e do Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura no Brasil.

Com minicursos e debates programados para os quatro dias de evento, o simpósio busca não apenas difundir a produção historiográfica existente, mas também incentivar novas investigações sobre esses marcos históricos. As inscrições para ouvintes e para os minicursos estarão abertas até o dia 24 de setembro.

O simpósio é uma oportunidade única para acadêmicos, estudantes e interessados em História debaterem importantes capítulos da formação do Brasil, contribuindo para a construção de um pensamento crítico sobre o passado e o presente do país.

As inscrições para ouvintes e minicursos podem ser feitas até o dia 24 de setembro.

A programação completa e mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: https://viinupehicnemo2024.net/.

Por: Paula Lima