Uema Recebe Visita de Pesquisador da Marinha dos Estados Unidos

Por em 17 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi recentemente visitada pelo Dr. Kyle Gustafson, Diretor de Ciências da Oficina Naval de Pesquisa Global da Marinha dos  Estados Unidos,  que veio à instituição com o objetivo estreitar laços com a Uema no quesito financiamento para pesquisas acadêmicas desenvolvidas pela instituição. A visita, que ocorreu na tarde de ontem, incluiu uma série de encontros e inspeções aos laboratórios da Uema.

A reunião foi intermediada pelo superintendente do SRI da Uema, Prof. Silas Nogueira de Melo e o Dr. Ricardo Yvan de La Cruz Cueva que desempenharam um papel crucial na organização do encontro. Durante a visita, o pesquisador teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado nos laboratórios da universidade, onde se deparou com a infraestrutura e os projetos inovadores em andamento.

O vice-reitor da Uema, Prof. Paulo Catunda, destacou a importância da visita para a instituição. Em suas palavras, “Este encontro representa uma oportunidade única para fortalecer as parcerias internacionais da Uema e expandir o impacto de nossas pesquisas. A possibilidade de receber financiamento externo é fundamental para o desenvolvimento de projetos que visam contribuir para o avanço da ciência e tecnologia.”

Durante sua visita, o pesquisador da Marinha dos Estados Unidos demonstrou interesse especial em áreas de pesquisa da Uema como exemplos de projetos relevantes. As áreas mencionados foram de Pesquisas Espaciais, projeto liderado pelo Dr. Ricardo Cueva , Engenharia de Pesca e o de Ciências Ambientais, estes reconhecidos pela sua excelência e contribuição significativa para a Uema.

Em sua declaração, o pesquisador da marinha dos EUA enfatizou o valor das pesquisas realizadas na Uema: “A visita aos laboratórios da Uema foi extremamente enriquecedora. Ficamos impressionados com a qualidade do trabalho desenvolvido e com o potencial inovador das pesquisas. Estamos ansiosos para explorar formas de colaborar e apoiar essas iniciativas.”

A reunião com o pesquisador da marinha dos Estados Unidos é vista como um passo importante para a Uema, abrindo portas para novas parcerias e financiamentos que poderão impulsionar ainda mais a pesquisa e a inovação na universidade.

Por : João Gabriel Costa