Uema realiza encontro com a BioFábrica São Luís para discutir futuras parcerias

Por em 30 de setembro de 2024

Nesta segunda-feira (30), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou uma reunião com representantes da BioFábrica São Luís, empresa especializada na produção de insetos para alimentação animal. O encontro teve como objetivo discutir futuras parcerias e a formalização de um termo de cooperação técnica, focando na melhoria dos processos de reprodução e criação dos insetos Tenébrio molitor e Tenébrio gigante.

A reunião foi conduzida pelo reitor da Uema, professor Walter Canales, e contou com a presença da prof.ª Ana Maria Araújo, diretora do Centro de Ciências Agrárias; da prof.ª Gislane da Silva Lopes, diretora do curso de agronomia; prof.ª Josiane Rodrigues de Sousa, coordenadora da Biofábrica de Insetos da Uema; e do professor John Ausique, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Superintendência de Gestão Ambiental AGA/Uema.

Do lado da BioFábrica, participaram os representantes Gustavo David e Armando Gomes, que se mostraram entusiasmados com a possibilidade de alavancar o conhecimento acadêmico em benefício do setor produtivo. Durante a reunião foram discutidos como as pesquisas desenvolvidas na universidade podem ser aplicadas para otimizar a criação de insetos, com o intuito de aumentar a qualidade e reduzir os custos de produção, tanto do inseto vivo quanto do inseto desidratado.

Os insetos coleópteros mencionados, conhecidos por seu alto teor de proteína, são amplamente utilizados na alimentação de animais como bois, peixes, porcos e aves, apresentando uma alternativa sustentável e eficiente para a nutrição animal. A colaboração entre a Uema e a BioFábrica São Luís busca fortalecer a pesquisa acadêmica e também contribuir para o avanço do setor agropecuário no Maranhão e além.

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho