Uema realiza Cerimônia do Jaleco da 1ª turma do curso de Medicina em São Luís

Por em 20 de setembro de 2024

Na manhã desta quinta-feira (19), o auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a Cerimônia do Jaleco da primeira turma do Curso de Medicina do Campus Paulo VI. Este evento marca o início da jornada acadêmica dos estudantes da saúde, reforçando seu compromisso com a profissão escolhida.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da Uema, Walter Canales, o vice-reitor, Paulo Catunda, a reitora da UemaSul, Luciléa Gonçalves, o diretor do Centro de Ciências da Saúde da Uema (CCS), Prof. Af Ali Uthant, e a reitora do Centro Universitário Santa Terezinha (CEST), Maria de Nazareth Mendes.

Também participaram as pró-reitoras da Uema, Profa. Monica Piccolo (Graduação), Profa. Ilka Serra (Extensão e Assuntos Estudantis) e Profa. Maria Teresinha Coelho (Infraestrutura), além do vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Euler Sauaia, e do deputado federal Allan Garcês.

Durante a abertura, os representantes da turma, Giovanni Maluf e Enzo Peixoto, discursaram em nome dos colegas, destacando a Medicina como uma missão de curar, aliviar e consolar os mais vulneráveis, e reconheceram a importância do apoio familiar e da Uema.

O Prof. Af Ali Uthant enfatizou a relevância da formação ética e profissional dos estudantes, ressaltando que o jaleco é um símbolo de compromisso com a saúde e o bem-estar da sociedade. Ele destacou a responsabilidade dos futuros profissionais da saúde e a importância do aprendizado contínuo.

Para o aluno recém aprovado, Evaldo Carvalho, fazer parte desse momento e dessa primeira turma do curso em São Luís, é motivo de emoção e orgulho tanto dele quanto da família.

O deputado federal Allan Garcês também esteve presente na mesa de abertura e ressaltou que a profissão é uma das mais responsáveis, já que todos, em algum momento, precisarão de um médico. O deputado compartilhou sua experiência de 32 anos na medicina e enfatizou que, embora todos tenham acesso ao mesmo conhecimento, a dedicação e o esforço de cada aluno farão a diferença em suas trajetórias. Ele encorajou os estudantes a se prepararem para um mercado de trabalho e mencionou a possibilidade de que alguns deles se tornem líderes na área da saúde no país.

O vice-reitor, Paulo Catunda, expressou sua alegria ao receber os alunos: “É uma grande alegria celebrar este dia, fruto de um esforço coletivo. Chegar a este momento em uma universidade pública é um desafio, especialmente com a abertura do curso de Medicina em São Luís. Espero que sintam orgulho de fazer parte desta instituição. Esses prédios ganharão vida com as histórias e os esforços de vocês, a primeira turma. Que vocês construam essa história da maneira mais bonita possível, tornando-se inesquecíveis para a universidade”, disse.

Após a solenidade, que simboliza o compromisso ético e a responsabilidade na prática da saúde, os 40 alunos ingressantes foram vestidos com o jaleco por seus padrinhos e madrinhas.

O reitor Walter Canales ressaltou a importância do curso para a Uema e para a sociedade: “É uma enorme alegria estarmos aqui hoje, celebrando o lançamento do primeiro curso de Medicina da Uema em São Luís. Este é um momento histórico que representa não apenas uma conquista acadêmica, mas também um grande passo para a formação de profissionais de saúde na nossa região. Quero reconhecer o esforço de todos que tornaram isso possível, desde as autoridades até os professores e colaboradores. Estou ansioso para ver o legado que essa primeira turma deixará e como vocês contribuirão para a transformação da medicina em nossa região”, afirmou.

O evento também contou com a presença da Profª Rose Marie Castelo Gomes, médica fundadora e atual diretora do curso de Medicina do Campus Caxias; da superintendente de assistência à saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luciana Albuquerque; e do diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH+), Ricardo Martins.

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Luis Paulo