Uema realiza acolhimento da primeira turma do curso de Psicologia em Coroatá

Por em 12 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, nesta quarta-feira (11), o acolhimento da primeira turma do curso de Psicologia no campus de Coroatá. O evento, marcado pela presença de novos alunos, familiares, professores e representantes da instituição, simbolizou um momento histórico para a Uema e para a cidade. Entre as autoridades presentes estavam o reitor da Uema, professor Walter Canales Sant’Ana, a diretora do campus Coroatá, professora Lília Maria da Silva Gomes, e a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, Nelma Pereira da Silva.

Durante a cerimônia, o reitor Walter Canales destacou a importância da interiorização do ensino superior de qualidade. “A universidade é uma instituição estadual, e ela deve estar presente em todos os nossos 20 campi, incluindo São Luís e os demais no interior. Coroatá foi escolhida por já abrigar o curso de Enfermagem, e agora, com o curso de Psicologia, sendo o primeiro da Uema fora da capital, estamos atendendo a um anseio da população por profissionais habilitados na área de saúde mental”, afirmou.

A professora Lília Maria, diretora do campus, celebrou a chegada do curso como uma conquista significativa para a cidade e para a comunidade acadêmica. “O campus Coroatá está em festa. Este curso foi muito planejado e aguardado, e sua implementação representa a concretização de um sonho. Temos certeza de que formaremos profissionais valiosos para atuar em diversos contextos da sociedade”, disse.

A palestra magna do evento foi proferida por Nelma Pereira da Silva, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão. Com vasta experiência na área, ela compartilhou sua visão sobre a profissão e o papel essencial dos psicólogos na sociedade. Também participou do evento o pró-reitor de Gestão de Pessoas da Uema, professor José Rômulo Travassos, doutor em Psicologia.

O curso de Psicologia em Coroatá é o primeiro oferecido por uma universidade pública fora de São Luís, representando um marco para a Uema e uma resposta às demandas regionais por profissionais qualificados em saúde mental.

Por: Ascom/Uema