Uema realiza Acolhimento Acadêmico para o semestre 2024.2

Por em 13 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), promoveu na tarde desta quinta-feira (12), no Centro de Ciências Exatas e Naturais (Cecen), a solenidade de Acolhimento Acadêmico – Exercício 2024.2. O evento, que marca o início das atividades para o segundo semestre letivo, contou com a participação de novos e veteranos alunos, além de membros da administração superior da universidade.

A cerimônia teve início com uma apresentação da banda de música do 24º Batalhão de Infantaria de Selva “Batalhão Barão de Caxias”, que trouxe um clima de celebração para o encontro.

Logo após, o reitor Walter Canales, o vice-reitor Paulo Catunda e os pró-reitores da Uema compuseram o dispositivo de honra, reforçando a importância da ocasião. Em seu discurso, o vice-reitor Paulo Catunda destacou a relevância do evento: “Hoje é um dia muito importante na nossa vida, porque é o dia onde acolhemos os novos alunos. Acho que acolhimento e colação de grau são momentos muito importantes, pois marcam o papel da universidade na sociedade, desde a recepção dos alunos até a formatura. Este acolhimento, com toda a gestão superior, permite que os estudantes conheçam a estrutura da universidade, especialmente as pró-reitorias de Graduação e Extensão, que serão as mais presentes em suas trajetórias. Estamos de braços abertos para que os alunos possam completar este ciclo, ajudando a Uema a formar mais profissionais de qualidade e, indiretamente, fortalecendo o estado com essas contribuições”.

A professora Ilka Serra, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, reforçou o papel da universidade como uma comunidade acolhedora: “Esse é o momento de acolher todos vocês que estão iniciando, mas também os veteranos, dando as boas-vindas a todos. Aqui na Uema, vocês farão parte de uma grande família, com oportunidades de se envolver em várias atividades, como torneios esportivos, ligas acadêmicas, atléticas e festivais culturais, todas de responsabilidade da Proexae. Queremos que aproveitem essa fase especial e que façam parte dessa grande família”.

Após as falas, ocorreu a entrega de prêmios de Mérito Acadêmico aos alunos que se destacaram no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES Uema), com a premiação dos três melhores colocados de cada centro.

O evento também contou com a apresentação do Manual do Calouro, feita pelo professor Thiago Anchieta, e a explicação dos serviços de protocolo da universidade, apresentada pela servidora Cristiane Peixoto.

Dando segmento a programação, foi realizado um talk show com egressos da Uema, no qual compartilharam suas experiências acadêmicas e trajetórias profissionais, proporcionando um momento de inspiração e interação para os novos alunos. Outras atividades interativas também fizeram parte da tarde de acolhimento, reforçando o compromisso da universidade com a formação integral de seus estudantes.

Por: Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho