Uema promove palestra sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para novos alunos de Engenharia

Por em 25 de setembro de 2024

Na tarde desta segunda-feira (25), foi realizada no auditório do Curso de Engenharia da Computação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) uma apresentação promovida pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da instituição. O evento teve como objetivo apresentar aos novos alunos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) as principais temáticas ligadas aos ODS, com foco no papel dos estudantes no enfrentamento dos desafios globais e locais, em alinhamento com a Agenda 2030.

A professora Ariadne Enéas Rocha, Assessora-Chefe dos ODS da Uema, conduziu a palestra, destacando a importância da articulação e do diálogo entre as diversas áreas do conhecimento para que se alcance o desenvolvimento sustentável. Segundo ela, os ODS devem ser contemplados em todas as áreas de estudo, uma vez que os desafios impostos pela Agenda 2030 são globais e exigem soluções integradas e coordenadas.

“A palavra-chave desta assessoria é articulação. Precisamos de parcerias sólidas e de mais segmentos e atores da Uema envolvidos. A Agenda 2030 é a consolidação de todas as iniciativas anteriores em busca de um desenvolvimento sustentável. E quando falamos em sustentabilidade, não estamos nos referindo apenas ao meio ambiente, mas também às dimensões social, econômica e cultural”, afirmou a professora Ariadne.

A palestra também buscou sensibilizar os alunos para a importância de contextualizar os ODS nas práticas acadêmicas e profissionais. A professora enfatizou que os estudantes devem refletir sobre os desafios locais e globais ao desenvolverem seus trabalhos, buscando soluções que possam impactar positivamente a sociedade.

“A cada vez que vocês desenvolverem trabalhos acadêmicos, busquem a contextualização dos temas com os ODS. Esse compromisso é fundamental para que possamos enfrentar os problemas reais da sociedade”, disse a assessora-chefe, convidando os alunos a se envolverem ativamente nas discussões e ações relacionadas aos ODS.

O reitor da Uema, Walter Canales, também esteve presente no evento e reforçou a necessidade de parcerias intersetoriais para que as ações sustentáveis possam ter continuidade e impacto. “É preciso acompanhamento, sensibilização e cultura de ação. Queremos parcerias eficientes, que resolvam problemas e tragam crescimento mútuo. A academia precisa de pesquisa aplicada, que dê respostas para a sociedade”, afirmou o reitor.

Com a palestra, os novos alunos do CCT foram provocados a refletir sobre seu papel na busca por soluções sustentáveis, enquanto a Uema demonstra com isso, seu compromisso com a Agenda 2030, atuando como um importante ator na articulação entre academia, sociedade e governo para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho