Uema participa do lançamento do Plano de Prevenção, Combate e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ)


Por em 18 de setembro de 2024



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), lançou na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, o novo Plano de Prevenção, Combate e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ). A revisão e atualização do plano foi iniciada em 2023 e contou com amplo processo participativo.

“O Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Controle ao Desenvolvimento de Queimada no Estado do Maranhão, é primordial porque ele traz as diretrizes, na qual as políticas que podem ser desenvolvidas para o Estado, no sentido de combater as queimadas e o desmatamento, considerando principalmente esse ano que tem sido um ano com muita ocorrência de queimada em todo o Brasil, e o Maranhão sempre vem desenvolvendo políticas no sentido de combater essas queimadas e desmatamento, então a gente parabeniza a Secretaria do Meio Ambiente que está à frente dessas ações, juntamente com o governo do Estado”, disse o professor Luís Jorge, do Departamento de Geografia da Uema.

“A Superintendência de Gestão Ambiental da Uema está aqui presente nesse momento de audiência pública que vai tratar do plano de ação de combate ao desmatamento e queimadas do estado Maranhão. Nós sabemos da dificuldade e da problemática que está acontecendo no Brasil inteiro em relação às queimadas e o Maranhão não é diferente, nós temos que nos antecipar aos problemas, organizando e fazendo todo um planejamento nesse sentido. O governo do estado está se antecipando de forma sábia, necessária para que a gente não tenha surpresas mais agravantes do que já temos vivenciado no sul do Maranhão. Então eu entendo que é um conjunto de ações interligadas, necessárias, para que a gente se antecipe aos problemas e possa fazer essa transversalidade de município, estado e governo federal em prol de um Brasil sem queimadas”, comentou a Dr.ª Andréa Araújo do Carmo, Superintendente de Gestão Ambiental – AGA-Uema.

O Plano visa nortear a atuação dos órgãos ambientais no estado para o período de 2024 a 2027; e tem a meta de reduzir de forma contínua o desmatamento ilegal e as queimadas no estado, criando condições para um modelo de desenvolvimento sustentável, com proteção dos biomas, manejo seguro dos recursos naturais.
Este plano também fortalecerá as atividades do programa Maranhão Sem Queimadas, que vem realizando ações de monitoramento, prevenção e controle de queimadas em diversas regiões do estado, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental, brigadas municipais, órgãos estaduais e empresas privadas. O trabalho contou com amplo processo participativo baseado em consultas públicas, oficinas e sensibilização de diferentes atores. O esforço conjunto tem a colaboração de órgãos públicos, entidades privadas, ONGs, representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais, da agricultura familiar ao agronegócio.

A atualização do PPCDQ teve apoio do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) que contribuiu para a definição de metas, identificação de áreas prioritárias e proposição de soluções de combate ao desmatamento e das queimadas.

 

Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema



Últimas Postagens