Uema lança Programa Bolsa Atleta com a presença dos alunos contemplados

Por em 20 de setembro de 2024

Na tarde dessa quinta-feira, 19, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) fez o lançamento oficial do Programa Bolsa Atleta, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – Campus Paulo VI.

O programa, que contou com a presença dos 28 atletas aprovados e selecionados, visa auxiliar nas despesas com materiais esportivos de uso pessoal ou contribuir para um melhor desempenho esportivo dos atletas. A iniciativa busca, ainda, fomentar a representação esportiva da Uema em níveis local, regional, nacional e internacional. Cada atleta receberá o valor mensal de 700 reais durante 12 meses.

Os critérios estabelecidos pela Pró-Reitoria para a concessão da bolsa, foram: a apresentação de documentos comprovando a vulnerabilidade econômica do candidato, está matriculado em um dos cursos da Uema, ter um histórico com maior pontuação em competição esportiva em torneios local, nacional e até internacional, ter cursado o ensino médio em uma escola pública ou em escola privada por meio de bolsa de estudo, e outras exigências contidas no edital.

O reitor Walter Canales lembrou que desde 2016, na gestão do ex-reitor Gustavo Costa, foram ampliados de forma exponencial, os auxílios estudantis, tão necessários, segundo ele, para a manutenção do corpo discente na universidade, tendo em vista o grande contingente de estudantes oriundos de escolas públicas que, pela situação de fragilidade econômica, precisam da Uema. “Com isso, surgiu a ideia da implantação da bolsa para o incentivo ao esporte. Então, os alunos, hoje, têm a possibilidade de participar do Programa Bolsa Atleta, e aqueles que praticam esportes na Uema podem ter um recurso financeiro para custear despesas com material, deslocamento e praticar suas atividades sem atrapalhar os estudos”, esclarece o professor.

A pró-reitora da Proexae, Ilka Serra, destaca que a política esportiva na universidade se consolida com a criação e institucionalização do Programa Bolsa Atleta, uma iniciativa que atende aos alunos, reafirmando a cultura do esporte que já é uma marca na academia, o que fez a universidade ser reconhecida no âmbito estadual e nacional. “Nossa alegria é poder ofertar este Programa, inicialmente, para 28 estudantes de diferentes modalidades do esporte, cursos e Campi da universidade na capital e no interior do estado”, ressalta a professora.

Para a atleta de Taekwondô, aluna do 5º período do Curso de Letras – Campus Paulo VI, Rayane Carvalho, o projeto é muito importante, porque existem vários alunos que já são estudantes da Uema, desenvolvem atividades esportivas e não têm apoio. E com a implantação do Programa Bolsa Atleta, que abraça esses alunos para prosseguir com suas carreiras, torna-se um marco na vida deles. “Acredito que este projeto tende muito a crescer, visto ser o esporte, principalmente a modalidade Taekwondô, que é o que faço, ter se desenvolvido bastante no Maranhão, e a Universidade Estadual acolher os alunos atletas, é um imenso incentivo”, declara a estudante.

Ainda participaram da solenidade, o superintendente de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), Ronaldo Baldez; o secretário adjunto de Políticas para as Comunidades, professor Fabiano Furtado; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, professor Sandow Goiabeira; o coordenador de Cultura e Desporto da Proexae, professor Jadson Pinheiro; o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer da Uema, José Ribamar Soares; e a representante das Atléticas, aluna do Curso de Zootecnia, Maria Cristiane.

Por Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho