Uema instala PAPAPET no Restaurante Universitário

Por em 2 de setembro de 2024

No dia 23 de agosto, a Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou a instalação de um coletor de garrafas PET (PAPAPET) no Restaurante Universitário (RU), localizado no Campus Paulo VI.

A ação, em parceria com o RU, tem como objetivo coletar e reaproveitar as garrafas provenientes da cantina do RU para a produção de vassouras ecológicas, em colaboração com o empreendedor e produtor Hugo Fernando Mesquita. A vassoura feita de garrafas PET representa uma opção ecologicamente sustentável para a reutilização de garrafas plásticas, transformando-as em um utensílio prático para a limpeza de espaços externos, como jardins e calçadas.

A Chefe da Divisão de Avaliação de Impacto Ambiental da AGA, Maria Izadora Oliveira, destacou a importância da iniciativa. ”Essa é uma iniciativa imprescindível da Divisão de Avaliação de Impactos Ambientais (DAIA/AGA) que visa transformar os resíduos plásticos em produtos úteis. Contamos com a colaboração de toda a comunidade acadêmica, servidores, docentes e técnicos administrativos para o depósito de suas garrafas PET no PAPAPET, no horário de funcionamento do RU, contribuindo para um ambiente mais limpo e sustentável”, disse.

O descarte das garrafas no PAPAPET devem seguir as seguintes recomendações:

– Garrafas de plástico de 1,5L a 2L;

– Garrafas devidamente lavadas, secas e vedadas;

– Descarte durante o horário de funcionamento do RU (segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h45 e das 18h00 às 19h30)

Com essa ação, a Uema está alinhada com a Lei N.º 9.975 – Política Nacional de Educação Ambiental e com a AGENDA 2030 para o desenvolvimento sustentável. A universidade está contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Por: Ascom/Uema com informações da AGA