Uema e Vale anunciam parceria para inovação

Por em 27 de setembro de 2024

A Vale e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da sua Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agência Marandu), realizaram, nessa quinta-feira (26), a reunião final de alinhamento técnico para o lançamento do edital de seleção de estudantes para a jornada de inovação focada em desafios operacionais reais da empresa, divulgado nesta sexta-feira (27). Leia o edital clicando aqui.

Trata-se de uma parceria inédita para a Uema, que pela primeira vez celebra um contrato institucional com a iniciativa privada. A parceria tem por objeto a realização de uma jornada de ideação e desenvolvimento tecnológico a partir de atividades orientadas pela Agência Marandu, que visarão a validação de soluções para desafios específicos no porto, ferrovia e gestão da Vale.

O professor Roberto Serra, diretor executivo da Agência Marandu, destacou a relevância dessa parceria. “A Uema celebrou, ainda no mês de agosto, um Acordo de Parceria com a Vale, com a perspectiva de disponibilizar toda a sua expertise em determinadas áreas de conhecimento para enfrentar desafios da empresa de acordo com a lógica da inovação aberta”, afirmou.

Serra enfatizou ainda que essa colaboração representa uma oportunidade para a Uema sair do campo teórico e atuar de forma prática. “Isso oferece à Uema um espaço oportuno para sair do campo teórico para o prático, ao se colocar à disposição dos setores produtivos para solucionar seus problemas.”

Na ocasião, a comitiva da Uema também contava com os diretores do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), além de representantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).

De acordo com João Junior, diretor de operações, a Vale colabora com uma rede diversificada de parceiros, incluindo instituições de pesquisa, universidades e startups, com quem compartilha recursos e conhecimento para fortalecer o ecossistema e impulsionar a inovação. “A parceria com a Uema integra essa estratégia e será fundamental para conectar universidade, empresa e comunidade na busca de soluções inovadoras para os desafios da mineradora. Esperamos contribuir também com o desenvolvimento de talentos, já que os estudantes poderão ter a experiência de se aproximar do dia a dia da empresa”, explica João Júnior.

Sobre o edital

O edital é aberto para todos os campi da Uema e prevê a seleção de 8 equipes de 4 alunos, com a possibilidade de adesão 1 professor orientador e 2 estudantes voluntários por equipe. A jornada está dividida em duas fases, com duração total de 7 meses e pagamento de bolsas para estudantes no valor de R$ 700 para ideação nos dois primeiros meses e R$ 2.250,00 para os 5 meses restantes de desenvolvimento tecnológico.