Uema discute implantação de cursos de pós-graduação no Campus Bacabal

Por em 30 de setembro de 2024

O reitor Walter Canales e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche receberam, na manhã desta segunda-feira (30), na sala de reunião da Reitoria, Campus Paulo VI, a diretora do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Bacabal, professora Rose Mary Soares Ribeiro, que estava acompanhada de 15 professores, onde contou, ainda, com a presença da chefe da Divisão de Latu Sensu da Coordenação de Pós-Graduação da PPG, professora Maria José Corrêa.

O encontro teve como objetivo discutir a instalação de cursos de pós-graduação Lato e Stricto Senso (especialização e mestrado) naquele Campus, em 2025, tendo como base, o compromisso da gestão atual, que é a interiorização da pós-graduação.

O professor Walter Canales considera que o propósito da reunião foi cumprido, tendo em vista, a PPG  ter dado os devidos esclarecimentos e encaminhamentos sobre as demandas dos professores, no que se refere às áreas de conhecimento que podem receber os devidos cursos. “A PPG irá produzir um documento que contemplará a intenção do pessoal de Bacabal, que será alinhado em uma próxima reunião. Isso vai ao encontro do que pensa a Reitoria, que é o desenvolvimento de seus Campi e a qualificação dos professores em torno da pós-graduação, tão necessária para o estado do Maranhão”, destaca do reitor.

De acordo com o pró-reitor Marcelo Cheche, foi uma importante reunião de trabalho, com duas dimensões que envolvem as áreas Lato e Stricto Sensu, discutidas com os docentes do Campus de Bacabal. “Estamos pensando na melhor forma de atender nossos professores neste processo em 2025, de modo a serem inseridos mais efetivamente na pós-graduação, o que é um compromisso da administração superior da Uema para Bacabal”, completa Marcelo.

Conforme Rose Mary Ribeiro, um grupo de professores veio à Uema, em São Luís, visando discutir com a PPG a possibilidade da implantação de cursos de pós-graduação naquela unidade da universidade. “Aqui tivemos uma manhã intensa de discussões referentes as possíveis áreas que se encaixam nos requisitos exigidos pela instituição. Estamos saindo satisfeitos porque tivemos vários encaminhamentos, e, a partir de agora, vamos trabalhar em uma proposta com melhor direcionamento”, disse a professora.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Rafael Carvalho