Uema discute implantação de cursos de pós-graduação no Campus Bacabal
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 30 de setembro de 2024
O reitor Walter Canales e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Cheche receberam, na manhã desta segunda-feira (30), na sala de reunião da Reitoria, a diretora do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Bacabal, professora Rose Mary Soares Ribeiro, que estava acompanhada de 15 professores e, contou, ainda, com as presenças da chefe da Divisão Latu Sensu da Coordenação de Pós-Graduação da PPG, professora Maria José Corrêa, e da assessora de Interiorização, professora Rozilma Soares Bauer.
O encontro teve como objetivo discutir a instalação de cursos de pós-graduação Lato e Stricto Senso (especialização e mestrado) naquele Campus, previstos para 2025, tendo como referência, o compromisso da gestão atual, que é de interiorizar a pós-graduação.
O professor Walter Canales considera que o propósito da reunião foi cumprido, tendo em vista, a PPG ter dado os devidos esclarecimentos e encaminhamentos sobre as demandas dos professores, no que se refere às áreas de conhecimento que podem receber os referidos cursos. “A PPG irá produzir um documento que contemplará a intenção do pessoal de Bacabal, que será alinhado em uma próxima reunião. Isso vai ao encontro do que pensa a Reitoria, que é o desenvolvimento de seus Campi e a qualificação dos professores em torno da pós-graduação, tão necessária para o estado do Maranhão”, destaca do reitor.
De acordo com o pró-reitor Marcelo Cheche, foi uma importante reunião de trabalho, com duas dimensões que envolvem as áreas Lato e Stricto Sensu, discutidas com os docentes de Bacabal. “Estamos pensando na melhor forma de atender nossos professores, em que o processo deverá ter início em 2025, de modo a serem inseridos mais efetivamente na pós-graduação, o que já era um compromisso firmado pela administração superior da Uema para Bacabal”, completa Marcelo.
Conforme explica Rose Mary Ribeiro, um grupo de professores veio à Uema, em São Luís, visando discutir com a Reitoria e a PPG, a possibilidade da implantação de cursos de pós-graduação naquela unidade da universidade. “Aqui tivemos uma manhã intensa de discussões referentes as possíveis áreas oferecidas em nosso Campus que se encaixam nos requisitos exigidos pela instituição. Estamos saindo satisfeitos porque tivemos vários encaminhamentos, e, a partir de agora, vamos trabalhar em uma proposta com melhor direcionamento”, disse a professora.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Rafael Carvalho