Uema concorre em duas categorias no Prêmio A3P com votação de Júri Popular

Por em 25 de setembro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), está concorrendo a duas categorias do 10º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, conhecido como Prêmio A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) desde 2009.

A premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas de órgãos e instituições públicas que implementem práticas sustentáveis, além de incentivar a responsabilidade socioambiental e recompensar instituições comprometidas com a Agenda Ambiental na Administração Pública, um programa do MMA que estimula ações sustentáveis em instituições públicas.

Neste ano, a Uema concorre nas seguintes categorias:

1. Gestão Adequada dos Resíduos Gerados: com o projeto “Aproveitamento Integral de Frutas e Geração de Biogás e Biofertilizantes na Comunidade Cajupary em São Luís do Maranhão”, que visa promover a sustentabilidade e o empreendedorismo na comunidade local.
  1. Sensibilização e Capacitação dos Servidores: com a “Semana do Meio Ambiente da Uema Integrada à A3P: Promovendo Sustentabilidade e Consciência Cidadã”, um evento que busca sensibilizar e capacitar estudantes, professores e demais servidores sobre a importância da responsabilidade socioambiental.

Além da Comissão Julgadora, foi formado um Júri Popular composto por todos os integrantes da Comunidade A3P na plataforma EaD do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O Júri irá premiar uma prática por categoria e escolher o Destaque da Rede A3P, que será concedido à iniciativa de um órgão ou instituição que não tenha termo de adesão à A3P vigente e que receber mais votos.

Em 2018 a Uema já foi premiada, ficando em 3º lugar nacional na área de gestão de resíduos sólidos, e em 2020, em 1º lugar nacional na área de gestão de resíduos sólidos com o projeto de compostagem no Restaurante Universitário

A superintendente da AGA, Andréa Araújo, destacou a importância do prêmio e da participação da comunidade: “Este ano, com a participação popular, uma novidade na premiação, temos a Uema concorrendo em duas categorias. Convidamos toda a comunidade a votar nestas duas iniciativas, que refletem todo o seu engajamento no processo de consulta pública, por meio do Júri Popular. Estamos entusiasmados com essa oportunidade e esperamos participar da premiação nacional em dezembro”, disse a superintendente.

A votação segue aberta até o dia 30  de setembro. Para votar, acesse o link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd96NqnlkuQGEsWUBhZYnXTmQYMQXXDQjmWmftmkXd9IIK9Mw/viewform.

Por: Karolynne Sodré