Pró-reitor e adjunto da PPG/Uema participam de Encontro da Regional Norte/Amazônia Legal do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Por em 16 de setembro de 2024

Nos dias 9 e 10 de setembro, a cidade de Santarém (PA) foi palco do Encontro da Regional Norte/Amazônia Legal do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participaram do evento o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, e o Pró-Reitor Adjunto, Fábio Figueiredo. O encontro foi marcado por discussões sobre projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento da Amazônia.

O evento reuniu não apenas representantes das instituições de ensino, mas também membros de importantes órgãos nacionais como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Fazenda, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Marcelo Cheche destacou a relevância do evento para o avanço da pesquisa na região. “O FOPROP é um espaço essencial para a discussão de políticas que atendam às especificidades da Amazônia Legal. A troca de experiências e a integração entre as instituições são fundamentais para o desenvolvimento científico, tecnológico e socioambiental dessa região de extrema importância para o país”, disse ele.

Após o encontro, nos dias 11 e 12 de setembro, ocorreu o Seminário do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal (PDPG), onde foram discutidos os recursos destinados às instituições desde 2021. O seminário também foi uma oportunidade para a prestação de contas dos projetos em andamento, com a apresentação dos resultados de pesquisas e o desenvolvimento de iniciativas voltadas à região amazônica.

Na Uema, três grandes projetos estão em execução dentro do PDPG Amazônia Legal. O primeiro envolve os docentes dos Programas de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) e em Agricultura e Ambiente (PPGAA). O segundo reúne os professores dos Programas de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) e em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS/Caxias). Já o terceiro, envolve os Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB) e em Ciência Animal (PPGCA). Todos os projetos têm previsão de encerramento em 2025.

O Pró-Reitor Adjunto, Fábio Figueiredo, ressaltou a importância desse trabalho: “Os projetos da Amazônia Legal representam um esforço coletivo para promover o desenvolvimento sustentável da região. Ao integrar diferentes áreas do conhecimento, buscamos soluções inovadoras e práticas que impactem positivamente as comunidades locais e o meio ambiente”, destacou.

Além de Fábio, também estão à frente desses projetos a Profa.Dra. Andréa Pereira e o Prof. Dr. Luiz Carlos.

Sobre o FOPROP

Com 33 anos de existência, o FOPROP é composto por representantes de 248 instituições de ensino e pesquisa associadas. O fórum atua na proposição de políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação, em colaboração com agências de fomento e associações de dirigentes universitários, com o objetivo de desenvolver o setor em todo o país.

Por: Paula Lima