Laboratório da Uema realiza concurso do melhor mel de abelha tiúba do Maranhão

Por em 9 de setembro de 2024

Na data de hoje, o Estado do Maranhão celebra o Dia Estadual da Abelha Tiúba, uma data oficialmente incluída no Calendário Oficial do Estado para reconhecer e valorizar a importância desta espécie de abelha, muito apreciada pela qualidade de seu mel. A data foi escolhida para coincidir com o aniversário de um dos maiores pesquisadores das abelhas, Dr. Warwick Estevam Kerr, cuja contribuição para o estudo e a valorização da apicultura é amplamente reconhecida, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

O Professor Kerr, que também ocupou o cargo de reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), é especialmente conhecido por suas pesquisas sobre a abelha tiúba, uma espécie nativa e bastante criada no Maranhão. O mel produzido por essa abelha é altamente valorizado por suas características únicas, e a escolha do dia 9 de setembro como Dia Estadual da Abelha Tiúba visa prestar uma homenagem significativa ao legado do professor Warwick e à importância desta espécie para a apicultura local.

Para celebrar esta data, o Laboratório de Apicultura e Meliponicultura da Uema (Lapimel), organizou um evento especial no prédio de Zootecnia, que incluiu um concurso de abelhas sem ferrão. O evento recebeu amostras de mel da abelha tiúba de várias regiões do Maranhão, oferecendo uma oportunidade para apreciar a diversidade e qualidade do mel produzido em diferentes áreas do estado.

O encontro contou com a participação ativa de alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, além de diversos professores e membros da comunidade acadêmica. A cerimônia também foi prestigiada pelo reitor da UEMA, Walter Canales, e pelo vice-reitor, Paulo Catunda, que se uniram à celebração, reconhecendo a relevância tanto da pesquisa científica quanto da apicultura para a região.

A celebração do Dia Estadual da Abelha Tiúba homenageia para além do legado do professor Warwick Kerr, a importância das abelhas na biodiversidade e na produção de mel, destacando o trabalho da Uema na preservação e valorização das riquezas naturais do nosso estado.

Por: Caio Marcos