II Seminário de História no Polo da Uema em Buriticupu debaterá a formação de professores e a transformação da educação

Por em 11 de setembro de 2024

No próximo dia 14 de setembro de 2024, a Escola Simar Pinto, na cidade de Buriticupu – MA receberá o II Seminário de História com o tema “Repensando a formação de professores para transformar a educação”. O evento é organizado pelos alunos do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), vinculados ao Programa Ensinar, em parceria com historiadores locais e o NEAFRICA – Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global.

Sob a coordenação do Professor Reinaldo dos Santos Barroso Junior, da Uema, o Seminário abordará questões fundamentais sobre o ensino de História, com foco na formação de professores e seu impacto na educação básica. O evento tem como objetivo promover um debate sobre o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem, além de destacar a importância da memória e dos antepassados na formação dos alunos.

O Seminário será uma oportunidade para reflexões sobre os desafios educacionais atuais, incluindo temas como Educação do Campo, Educação Indígena, o impacto das metodologias de ensino e as políticas públicas que moldam a educação no Brasil. A intenção é repensar o ensino de História a partir das especificidades locais de Buriticupu, contribuindo para uma formação mais consciente e contextualizada dos educadores.

O professor Reinaldo Barroso destacou a relevância da iniciativa: “Estamos buscando não apenas discutir o ensino de História, mas também promover uma análise crítica sobre as práticas pedagógicas atuais. Nosso objetivo é criar uma conexão entre o que ensinamos e a realidade vivida pelos nossos alunos, principalmente nas comunidades rurais e indígenas”.

Esse segundo Seminário é fruto dos projetos desenvolvidos na disciplina de Prática Curricular – Dimensão Escolar do curso de Licenciatura em História, orientados por Reinaldo Barroso e coordenados por Marcos Antônio Batalha Mendes, coordenador do Programa Ensinar na cidade. Esses projetos possibilitaram que os alunos pudessem refletir sobre a prática docente e o ensino de História, com base em experiências reais e dialogadas com a comunidade local.

A programação contará com apresentações temáticas, exibição de banners e diálogos com educadores. A abertura oficial será às 8h30, com a presença do professor Isaias Neres Aguiar, Maria do Amparo (Secretária de Educação de Buriticupu) e o coordenador do Centro de Ensino Dr. Fernando Castro.

Por: Karla Almeida