I Seminário de Agricultura Urbana e Periurbana do Maranhão discute agroecologia e economia solidária

Por em 17 de setembro de 2024

Na manhã de hoje, 17 de setembro, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) deu início ao I Seminário de Agricultura Urbana e Periurbana do Estado do Maranhão. O evento, realizado no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) em formato híbrido, é organizado em parceria com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR) e tem como objetivo discutir a relevância da agricultura urbana e periurbana no contexto maranhense, com foco na agroecologia e na economia solidária.

O seminário promove reflexões sobre a importância das hortas comunitárias para a promoção de territórios e cidades saudáveis, mobilizando o potencial das universidades públicas e institutos federais e estaduais, além de parcerias com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. A iniciativa visa fomentar tecnologias sociais para a horticultura comunitária, com ênfase na geração de renda, no consumo de alimentos saudáveis e no combate à pobreza.

Na cerimônia de abertura, José Sampaio, chefe de gabinete da Reitoria, que na oportunidade representou o reitor Walter Canales, destacou a importância do evento para dar visibilidade a comunidades que muitas vezes são ignoradas nas estatísticas. Ele ressaltou que a universidade tem um papel fundamental na criação de novas abordagens e na implementação de políticas públicas adequadas para inclusão social e desenvolvimento sustentável. “Esse trabalho tem um papel importante em trazer visibilidade às comunidades que estão invisíveis nos números. A Uema não tem medido esforços para acolher propostas que nos levem a outro patamar de indicadores sociais”, afirmou Sampaio.

A coordenadora do Seminário, professora Zulene Muniz Barbosa, expressou a satisfação de concretizar o evento, fruto de um esforço coletivo. Ela destacou a importância de debater os desafios contemporâneos da agricultura urbana, especialmente em um momento de conjuntura política e social desafiadora.

Também presente no evento, a secretária adjunta da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Marileide Santos Costa, destacou o papel crucial da agricultura familiar no Maranhão e a necessidade de dar visibilidade a esse setor. “O I Seminário é um marco importante porque nos desafia a construir um plano de agricultura que atenda às necessidades urgentes do Maranhão”, afirmou.

O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Sandro Montenegro, reafirmou o compromisso da instituição em apoiar as iniciativas discutidas no evento. Segundo ele, é fundamental que o poder público trabalhe junto com as universidades e outras instituições para implementar ações efetivas que beneficiem a população.

A conferência de abertura, ministrada pelo professor Dr. Celso Donizete Locatel, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abordou as perspectivas e desafios da agricultura urbana e periurbana no Brasil, destacando a importância dessas práticas para a dinâmica socioespacial das cidades.

O evento também contará com mesas-redondas e diálogos entre pesquisadores, representantes do governo e membros da sociedade civil.

Feira de Economia Solidária

No segundo dia do seminário, 18 de setembro, das 9h às 18h30, será realizada a Feira de Economia Solidária no hall do CCSA. A feira pretende promover a troca de experiências entre empreendedores e oferecer rodas de negócios, oficinas e manifestações culturais locais, com foco na valorização da economia solidária. Além disso, haverá minicursos e rodas de conversa que discutirão estratégias para fortalecer o desenvolvimento sustentável nas cidades.

O I Seminário de Agricultura Urbana e Periurbana do Maranhão marca um momento de reflexão e ação para a construção de políticas públicas que incentivem a sustentabilidade, a inclusão social e a segurança alimentar no estado.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho