Ex-alunos da Uema destacam a universidade como base para o sucesso em suas profissões “Orgulho de Ser Uema”

Por em 27 de setembro de 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) realizou, na semana passada, a recepção dos novos estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), aprovados e classificados nos diversos cursos para os Campi da instituição em todo o estado. Durante a cerimônia, que aconteceu no prédio do Cecen, três ex-alunos convidados tiveram a oportunidade de falar sobre a importância da universidade na vida profissional de cada um deles.

Fizeram parte desse quadro, a engenheira agrônoma e professora da Uema, Ilka Serra; o médico cirurgião geral e residente do Hospital Universitário Presidente Dutra em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Bariátrica e Transplante Hepático, Diogo Morais; e o engenheiro agrônomo, fiscal agropecuário da Aged-Ma, presidente da Mútua e produtor rural, Francisco Saraiva Júnior.

Esses profissionais, com atuações de destaques no mercado de trabalho, que um dia foram estudantes da Uema e aprenderam a dar seus primeiros passos em salas de aula no Campus Paulo VI, confessaram o orgulho de ter a universidade como base de seus conhecimentos e sucesso em suas carreiras.

Durante suas abordagens, viu-se que o sentimento é bastante forte, quando falam dos anos em que estudaram na instituição, da forma que entraram e das pessoas que saíram para a vida profissional. Ilka Serra é uma delas. Atualmente pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, confessa que a Uema foi o porto seguro na construção do seu futuro.

“Destaco que para mim é uma honra dizer que sou egressa da Uema e, hoje, estar em cargo de gestão superior, mostra exatamente o caminho que trilhei aqui, passando por todas as etapas como aluna de iniciação científica e de iniciação à extensão. Como professora e pesquisadora, posso dizer que é muito importante contribuir para a formação das pessoas”, disse. A professora Ilka ainda acrescenta que, “o orgulho de ser Uema, tem muito a ver com a trajetória que Deus me permitiu que trilhasse nessa grande academia que é a Universidade do Estado do Maranhão”.

Diogo Morais pontua que na medicina encontrou o que mais sonhava, cuidar de pessoas. Ele ressalta que foi pela Universidade Estadual do Maranhão que conseguiu conquistar seu espaço no mercado de trabalho. “Foi nesta instituição que adquiri a base do meu aprendizado, hoje compartilhado com os meus colegas de profissão, com a comunidade e com os meus pacientes, o que trouxe resultados extremamente positivos para minha carreira, melhorando o alcance e a viabilidade dos tratamentos simples e de alta complexidade no cuidado com os enfermos”, destaca Diogo.

Para Francisco Saraiva Júnior, a Uema exerce um papel de extrema relevância em sua carreira profissional, segundo ele, foi na Universidade Estadual do Maranhão que teve a honra de poder cursar agronomia e, mesmo depois de ter saído da universidade, ainda permanece em contato com a instituição, tanto no campo técnico quanto na área científica. “Isso tem sido fundamental para o meu crescimento na profissão e contribuído de forma permanente com o meu desenvolvimento, técnico e como empreendedor”, reflete Francisco.

A Uema foi criada em 1981, com apenas três Campi e sete unidades de ensino: Estudos Básicos, Estudos de Engenharia, Estudos de Administração, Estudos de Agronomia, Estudos de Medicina Veterinária, Estudos de Educação de Caxias e Estudos de Educação de Imperatriz. Ao longo desses 40 anos, a Uema cresceu exponencialmente em todas as áreas do ensino superior, oferecendo grandes oportunidades àqueles que por ela passaram.

Hoje como uma instituição de ensino gratuita e com uma estrutura multicampi, sediada em grande parte do território maranhense, possui um quadro estimado em 25 mil estudantes matriculados nos mais de 50 cursos de graduação, considerando os presenciais, a distância e os programas especiais, como Ensinar, Profitec e Proetnos, bem como cerca de 30 cursos de pós-graduação.

Nesse universo de avanço extraordinário, a Uema tem realizado um feito inédito também na área da extensão, não apenas com projetos e experiências, mas com o desafio de contribuir com a sociedade na concessão de um grande número de bolsas para estudantes com dificuldades financeiras para realizar o sonho de cursar uma universidade e ter uma profissão.

Além disso, a universidade está atenta às demandas socioeconômicas mais sensíveis dos seus discentes e, por isso, dispõe de auxílios distribuídos nas modalidades alimentação, permanência, creche, transporte, moradia e para pessoas com deficiência, política esta que promove a permanência desses alunos e diminui os índices de evasão nos cursos de graduação.

A possibilidade da formação continuada é outro grande marco na história da Uema, que hoje dispõe de várias especializações, mestrados e doutorados, na capital e no interior, oportunizando formação de ponta aos seus alunos. Por meio do seu Núcleo de Tecnologias para Educação, a Uema chegou a todos os lares do estado.

Por Alcindo Barros