Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência: Conheça três ações do NAU/Uema

Por em 21 de setembro de 2024

Com o objetivo de viabilizar condições para a expressão plena do potencial do estudante durante o processo de ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão social e acadêmica, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), criou em 1998, o Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial (Niesp). Em 2014, consolidou suas ações na área de Educação Especial, reestruturando o antigo Niesp, que passou a atuar como Núcleo de Acessibilidade da Uema (NAU).

O NAU tem como propósito prestar acompanhamento pedagógico a alunos ingressantes na Uema com deficiências e/ou transtornos funcionais específicos, visando garantir igualdade de oportunidades, com um atendimento personalizado realizado por Comissões de Acessibilidade distribuídas pelos campi da Uema, facilitando o contato entre alunos, professores e familiares.

Alinhado à Política Nacional de Educação Especial (PNEE) na perspectiva da Educação Inclusiva, o NAU oferece apoio pedagógico especializado por meio do “Módulo NAU”, presente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SigUema), como adaptações curriculares e metodológicas, além de promover atividades voltadas para a conscientização sobre a importância da inclusão e da diversidade no ensino superior.

Atualmente, o módulo atende 123 alunos cadastrados, proporcionando orientação e suporte pedagógico a partir do cadastro no módulo. Para se cadastrar, basta seguir o tutorial disponível aqui.

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, conheça três ações desenvolvidas pelo NAU:

Oficina de Bonecos Inclusivos

Desde 2022, o NAU desenvolve a “Oficina de Bonecos Inclusivos”, sob a liderança da psicopedagoga Thirza Theodoro Moraes. A iniciativa contou com a participação de alunas de Pedagogia, que confeccionaram bonecos de pano representando pessoas com deficiência visual, auditiva, alopécia e ostomizadas. Esses bonecos foram usados em estágios curriculares supervisionados para trabalhar a inclusão com crianças do Ensino Fundamental, promovendo uma reflexão sobre a diversidade e a importância de materiais pedagógicos inclusivos.

Cursos de Extensão

Além disso, o NAU oferece semestralmente cursos de extensão voltados para temáticas de inclusão e acessibilidade, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae). Esses cursos têm como objetivo capacitar estudantes, professores, profissionais e a comunidade externa, fornecendo conhecimentos e práticas que incentivam a criação de ambientes educacionais mais inclusivos. Os cursos, divulgados por editais próprios e com inscrições realizadas online, abrangem tanto turmas presenciais no Campus Paulo VI quanto opções online acessíveis para todo o Brasil. Atualmente, estão em andamento cursos como Libras Básico, Intermediário, Escrita de Sinais e Libras para Crianças, com novas turmas previstas para janeiro de 2025.

Dia Especial da Uema

Desde 2005, o “Dia Especial da Uema ” é celebrado com o objetivo de divulgar as ações do NAU e promover discussões sobre inclusão e acessibilidade. O evento inclui apresentações culturais e exibição de vídeos informativos, além de atividades em parceria com as Comissões de Acessibilidade.

Neste ano, o evento ocorrerá no dia 23 de setembro, às 16h, com transmissão pelo canal do YouTube do NAU, com o tema “Estratégias Pedagógicas para Autistas”, tendo como palestrante a Profª Thelma Helena Costa Chahini. Haverá certificado para os participantes do evento.

Saiba mais sobre o Núcleo de Acessibilidade da Uema acessando aqui.

Por: Karolynne Sodré