Curso de Relações Internacionais da Uema celebra Dia do Internacionalista

Por em 26 de setembro de 2024

No Dia da/o Internacionalista, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é instigada a fazer a diferença na trilha de formação para o exercício profissional na área das relações internacionais. O Curso de Relações Internacionais (Bacharelado) da Uema foi implementado em agosto de 2022 e, atualmente, encontra-se na sua 5ª turma.

Esse curso é formado por uma comunidade acadêmica plural, composta por jovens e adultos, muitos com segunda titulação e formação em mestrado e doutorado. Os alunos vêm de diversos espaços e trajetórias de vida, originando-se de municípios do Estado e de outras localidades, incluindo territórios e comunidades quilombolas e indígenas.

Nesse intervalo de dois anos de existência, a comunidade acadêmica do Bacharelado em Relações Internacionais conta com a participação engajada de seus discentes e docentes em várias expressões, além da oferta regular de ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades são oriundas dos diversos Departamentos que integram a universidade, visando uma formação integral, técnica, sensível e humana, em consonância com seu Projeto Pedagógico de Curso, que está em constante aperfeiçoamento pela atuação da Direção e do Núcleo Docente Estruturante do curso.

No âmbito das diversas expressões do Bacharelado em Relações Internacionais, destacam-se a Liga Acadêmica Interdisciplinar em Direitos Humanos, a Liga Acadêmica em Conexões Humanitárias, a Liga Acadêmica de Assuntos Diplomáticos, a Liga Acadêmica de Defesa e Estudos Estratégicos, e a Liga Acadêmica de Estudos em Comércio Exterior e Internacionalização. Também é relevante o Laboratório de Práticas Internacionais (LAPRI), situado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos do Maranhão (SEDEPE), que atua como projeto de extensão, criado por meio de um Termo de Cooperação assinado pela universidade e o representante do Governo do Estado.

Ademais, há o Projeto Juca nas Escolas, na versão Gonçalves Dias, inspirado em um projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, além das práticas de Iniciação Científica. Essas práticas incluem projetos de pesquisa como: “Análise das novas estratégias de guerra e paz nas relações internacionais contemporâneas”, com planos de trabalho sobre “Estratégias de Guerra e Tensões no Sul Global: diferenças e similitudes” e “Estratégias de Guerra e Agências de Inteligência”; e “Políticas públicas de Desenvolvimento e Necropolítica: atuação estatal frente ao avanço do capital em territórios de povos e comunidades tradicionais no Maranhão (2003-2022)”, que aborda “Ancestralidade e internacionalização face às problemáticas envolvendo direitos de comunidades quilombolas do Maranhão e suas repercussões internacionais” e “Empresas, direitos humanos e relações internacionais no âmbito do desenvolvimento e necropolítica no Estado do Maranhão”.

As simulações como metodologias ativas também se destacam, como a primeira realizada em nível superior, chamada UERIMundo, que teve como foco a apatridia de um povo historicamente excluído. Além disso, há workshops periódicos sobre Identidade, Práticas Profissionais e o Mundo do Trabalho, em que internacionalistas visitam o curso para falar sobre suas atuações no setor público, na iniciativa privada e no terceiro setor. Outros eventos incluem diálogos e interlocução com o Instituto Confúcio, a Semana de Acolhida e a expressiva participação nos encontros regionais de estudantes, em congressos realizados tanto dentro quanto fora do Estado, além de eventos técnicos como a reunião do G-20.

Ainda está em construção a Empresa Júnior, o Laboratório Social e a realização, com protagonismo estudantil, de um congresso de humanidades a partir da ótica das relações internacionais. Um grande curso, em parceria com diversas universidades e fruto da integração com um projeto financiado pela Capes, sobre a América Latina também está sendo desenvolvido.

O Curso de Relações Internacionais da Uema vive em ecossistema e, em rede, segue consolidando-se como uma das melhores graduações do país na área.

Prof. Thiago Alisson Cardoso de Jesus
Diretor do curso de Relações Internacionais da Uema