Comitê de Pós-graduação da Uema discute estratégias e ações para a área

Por em 19 de setembro de 2024

O Comitê de Pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão realizou, dia 19 de setembro,  reunião para debater temas cruciais para o desenvolvimento da pós-graduação na instituição. O encontro teve como objetivo alinhar procedimentos, definir ações estratégicas, identificar os principais desafios enfrentados e buscar soluções conjuntas. Entre os principais pontos discutidos estiveram a organização da Semana Acadêmica, a atuação do Comitê de Heteroidentificação, a representação da pós-graduação no Conselho Universitário e o planejamento orçamentário para 2025.

Um dos destaques da reunião foi a proposta de incluir na Semana Acadêmica uma Mostra Científica dedicada exclusivamente aos trabalhos de pós-graduação, que contará também com a realização do seminário do Programa de Qualidade Total da Pós-Graduação (PROQUALIT/Uema), voltado para a qualificação da pesquisa e inovação dentro da universidade.

Em sua fala, o reitor destacou a importância de um diálogo mais próximo e contínuo com os coordenadores dos programas. “Quero ficar mais próximo das demandas de vocês. Estar em constante interação para que possamos negociar melhor com os setores envolvidos, sejam internos ou externos, públicos ou privados. É fundamental que eu tenha um conhecimento aprofundado dos programas e cursos para que possamos estar cada vez mais próximos e alinhados. A cada passo positivo surgem novas demandas, reformas e necessidade de novos equipamentos, o que é natural em uma universidade pública de um estado que não possui recursos abundantes. Contudo, a arrecadação do Estado tem melhorado, e a tendência é que o orçamento para 2025 seja melhor que o de 2024. Estamos otimistas e trabalhando para que, em relação a 2023 e 2024, o próximo ano seja ainda mais promissor”, disse ele.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche, ressaltou a necessidade de uma articulação estratégica para fortalecer a pesquisa e a inovação na Uema. “Precisamos não só de um planejamento orçamentário adequado, mas também de uma visão clara de como as nossas ações podem impactar positivamente a formação dos nossos alunos e a produção científica. A integração com a FAPEMA e outras agências de fomento será crucial para garantir que tenhamos os recursos e o apoio necessários para a continuidade e o avanço dos nossos programas”, destacou.

A reunião também abordou a elaboração de uma carta aberta à FAPEMA, solicitando mais apoio e recursos para a pós-graduação, e a prestação de contas de atividades realizadas no último ano. A expectativa é que os encaminhamentos discutidos contribuam para o fortalecimento e o desenvolvimento da pós-graduação na Uema, proporcionando mais oportunidades e melhores condições para alunos e docentes.

Por: Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho