Alunos do Curso de Letras do Campus Timon publicam artigos científicos em E-book da 1ª Edição do CIARD

Por em 30 de setembro de 2024

Entre os dias 8 e 10 de abril deste ano, aconteceu a 1ª edição do Colóquio Internacional sobre Argumentação, Retórica e Análise do Discurso (I CIARD), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella. Com o tema central “Sujeitos, Discursos e Pós-verdade”, o evento reuniu pesquisadores de diversas universidades, resultando na publicação de um e-book com os trabalhos apresentados. Entre os autores publicados, destacam-se dois alunos do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Timon: Verônica Cardoso e Leonardo Oliveira, além do professor substituto Antônio Artur Silva Cantuário, que integrou o quadro docente da Uema.

Leonardo Oliveira, em parceria com o professor Dr. Antônio Artur, publicou o artigo intitulado “Didatização dos Gêneros Argumentativos em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio”. O estudo investiga como os gêneros argumentativos mais complexos são transpostos para os livros didáticos de português no ensino médio, buscando compreender os desafios envolvidos nesse processo de didatização.

Por sua vez, Verônica Cardoso, também em colaboração com o professor Dr. Antônio Artur, contribuiu com o artigo “A Percepção de Estudantes do Curso de Letras Sobre Práticas de Letramento na Educação Básica”. O trabalho mapeia a trajetória das práticas de letramento experimentadas pelos alunos de Letras durante o ensino básico e compara essas práticas com as encontradas no ambiente acadêmico, revelando um descompasso entre os letramentos herdados e os exigidos na graduação.

As publicações desses alunos no e-book do CIARD evidenciam o crescente avanço acadêmico do Campus de Timon e da Uema, destacando o engajamento de seus estudantes em discussões científicas de âmbito internacional. O evento e suas contribuições reforçam o papel fundamental da pesquisa no desenvolvimento das competências acadêmicas e profissionais dos futuros docentes e pesquisadores da área de Letras.

Por: Karla Almeida