Alunos do Curso de Letras do Campus Timon promovem oficinas sobre comunicação não violenta

Por em 25 de setembro de 2024

Nos dias 20 e 21 de setembro, os alunos bolsistas e voluntários do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Timon realizaram uma série de oficinas voltadas à Comunicação Não Violenta (CNV) em escolas da zona rural dos municípios de Timon e Caxias. O projeto, intitulado “Linguagem da Paz no Ensino”, é coordenado pela professora Dra. Leonildes Facundes, do Departamento de Letras da Uema, e tem como objetivo principal mostrar o poder da linguagem como ferramenta de acolhimento e pacificação.

As atividades ocorreram na Escola Justiniano Guedes Vasconcelos, localizada na zona rural de Timon, e na Escola Luiz Falcão, situada na zona rural de Caxias. As oficinas, nesta fase do projeto, foram destinadas aos professores das instituições, proporcionando uma reflexão profunda sobre a importância da comunicação no ambiente educacional e como ela pode influenciar nas relações interpessoais de forma positiva.

Durante as oficinas, os alunos apresentaram noções baseadas no livro “Comunicação Não Violenta”, de Marshall B. Rosenberg, uma das principais referências sobre o tema. A obra foi usada como base teórica para discutir os princípios fundamentais da CNV, como a escuta ativa, a empatia, e a expressão de sentimentos e necessidades de maneira não agressiva.

Por: Karla Almeida