Alunos do Campus Timon participaram do X Congresso Nacional de Educação

Por em 27 de setembro de 2024

Discentes do curso de Ciências Contábeis e docente de curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Timon, participaram do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), cujo tema foi “Contrastes, Diversidade, Inclusão: a educação no próximo decênio”. O evento ocorreu de 19 e 21 de setembro na cidade de Fortaleza/CE.

O CONEDU se constitui como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Em 2024, o evento provocou a pensar a educação como o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença.

Os discentes Antônio José e Andressa Brasil, do curso de Ciências Contábeis, apresentaram seus trabalhos no congresso. Antônio apresentou o artigo intitulado “O ensino da disciplina de estatística no curso de Ciências Contábeis”, enquanto Andressa discutiu “O contexto legislativo da educação inclusiva para a educação básica no cenário brasileiro”. Ambos os trabalhos foram orientados pela Profª Luana Martins de Araújo.

A professora Edite Sotero, do departamento de Letras, também marcou presença no evento, apresentando o artigo “Tics: Um programa de formação de professores e alunos como uma política pública de inclusão em tecnologias educativas”. Além disso, ela apresentou uma comunicação oral sobre “Os programas educacionais PIBID e Residência Pedagógica na Universidade Estadual do Maranhão: trajetória e resultados”, ambos em colaboração com a professora Rosângela Veloso, do Campus Caxias.

O evento contou palestras, mesas redondas, incluindo debates, lançamento de livros, oficinas, apresentações orais, exposições de pôsteres e minicursos.

Por: Vitória Carvalho/Campus Timon