Alunos de Geografia do Programa Ensinar analisam os aspectos geomorfológicos da Praia da Pedra do Sal

Por em 4 de setembro de 2024

Alunos do Curso de Geografia do Polo Barreirinhas do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão tiveram, no dia 28 de agosto, uma aula de campo na Praia Pedra do Sal, localizada em Parnaíba/PI. O momento fez parte da disciplina Geomorfologia, ministrada pela Profa. Dra. Quésia Duarte da Silva. O objetivo foi analisar os aspectos geomorfológicos do local.

Na ocasião, os alunos foram incentivados a analisar, do ponto de vista morfográfico, morfogenético e morfodinâmico, os compartimentos do relevo da área selecionada, com base nos teóricos que tratam sobre os processos endógenos e exógenos atuantes e com base na observação da área, considerando a apropriação das morfologias pela ação humana. Além disso, os alunos preencheram uma ficha de campo, com o objetivo de detalhar ao máximo as características geomórficas da área.

Para a Profa.Quésia, os trabalhos de campo em geomorfologia são fundamentais para viabilizar uma análise mais acurada dos compartimentos do relevo. “Mesmo não sabendo exatamente o que seria trabalhado durante a atividade, os alunos a propuseram antes mesmo do início das aulas e planejamos em conjunto todas as ações. Com base na minha experiência docente, acredito realmente que a atividade alcançou o objetivo proposto, gerando também ideias sobre outros trabalhos de campo que poderão ser realizados com os alunos das escolas de educação básica”, disse ela.

A aluna Sônia Araújo destacou que “a aula de campo possibilitou melhor compreensão do que nos foi passado a partir da teoria em ambiente de sala, perceber visualmente um relevo que levou milhões de ano para se formar agrega grandemente no aprendizado”.

Para a acadêmica Maiara de Sousa, a aula de campo foi extremamente importante para entendermos a dinâmica das rochas, sua estrutura, sua origem genealógica, os processos exógenos e endógenos no ambiente em que ela se encontra. “E no trajeto até o local estudado podemos observar diferentes tipos de relevos, vegetações e paisagem o que amplia ainda mais nossa visão como acadêmicos”, frisou.

O Coordenador do Polo Barreirinhas, Manoel Sousa Rodrigues, acompanhou a atividade e ressaltou que a aula de campo é um momento muito importante na formação e estímulo para esses estudantes. “Para além da experiência real fora de sala, noto o entusiasmo e alegria da turma nesses momentos. O conhecimento sempre tem que estar além das paredes da instituição e aqui começa na formação junto com professores muito bons. Esta ida à praia Pedra do Sal com a professora Quésia Duarte mostra o compromisso da instituição Uema e seus profissionais com a formação de excelência em nosso estado”, enfatizou.

Por: Paula Lima