Visita do Coordenador da Área Linguística e Literatura da Capes reforça solicitação de Doutorado em Letras

Por em 5 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão recebeu a visita do Coordenador da Área Linguística e Literatura, José Sueli Magalhães, e da Coordenadora Adjunta de Programas Profissionais, Luiza Helena Oliveira da Silva, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O principal objetivo da visita foi conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), que recentemente solicitou a abertura de um curso de doutorado.

Os representantes da Capes foram recebidos pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uema, Marcelo Cheche, e sua equipe e pelo Coordenador do PPGLetras, José Henrique Borralho.

“Eu penso que a conversa foi importante no sentido de apresentarmos as condições da Universidade para a aprovação do nosso curso de doutorado em Letras já para início de funcionamento em 2025”, disse o pró-reitor.

Na ocasião, aconteceu uma apresentação detalhada sobre o programa de mestrado em Letras, suas linhas de pesquisa, corpo docente e produções acadêmicas; visitas às instalações da universidade, como bibliotecas, laboratórios de pesquisa e salas de aula, com o intuito de verificar a infraestrutura disponível para suportar um curso de doutorado; reuniões com docentes e discentes do programa, proporcionando uma visão ampla sobre o ambiente acadêmico e os desafios enfrentados.

Em sua avaliação preliminar, o professor José Sueli destacou a relevância da visita para a Capes. “Conhecer as instalações e dialogar diretamente com a comunidade acadêmica é essencial para entendermos a capacidade e o potencial de cada instituição para podermos oferecer uma avaliação justa e orientações que realmente contribuam para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação”, afirmou.

O coordenador do PPGLetras, José Henrique Borralho, expressou seu otimismo quanto à aprovação da solicitação do doutorado. “Estamos muito satisfeitos com a visita e confiantes de que nosso programa tem todas as condições para oferecer um doutorado de alta qualidade. A visita foi uma oportunidade valiosa para mostrar nosso trabalho e discutir melhorias”, destacou.

A proposta do doutorado em Letras da Uema visa não apenas ampliar as oportunidades de formação avançada para os estudantes, mas também contribuir significativamente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico na região. “Um curso de doutorado fortalecerá ainda mais nossa capacidade de produzir conhecimento relevante na área de Letras e de impactar positivamente a sociedade maranhense e além”, finalizou Cheche.

A visita do coordenador da Capes marca um passo crucial na trajetória do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMA. A expectativa é que, com a aprovação do doutorado, a universidade possa consolidar-se ainda mais como um polo de excelência na formação acadêmica e na pesquisa, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.

Por: Paula Lima