Uema realiza II e III Fóruns do projeto Diálogos Indígenas em Grajaú e Barra do Corda

Por em 5 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), realizou o II e III Fóruns do Projeto Diálogos Indígenas na Uema, nas cidades de Grajaú e Barra do Corda. A iniciativa, em parceria com o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) por meio do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (Pipou), busca fomentar espaços de discussão sobre a mobilização estudantil indígena e políticas de permanência e visibilidade no ambiente universitário.

O ISPN, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, atua desde 1990 pelo fortalecimento de meios de vida sustentáveis com protagonismo comunitário. A organização acredita que a conservação da natureza e a redução das desigualdades sociais podem ser alcançadas apoiando povos e comunidades tradicionais, além de agricultores familiares, no desenvolvimento de atividades sustentáveis em paisagens produtivas. O ISPN valoriza saberes e práticas locais, apoia a inclusão socioprodutiva e protege os direitos das populações do campo, democratizando o acesso a recursos para projetos comunitários alinhados aos objetivos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A organização também trabalha para fortalecer a relação entre pesquisadores e comunidades, promovendo a troca e geração de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento global com uma perspectiva ecossocial.

A Uema foi representada pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Profa. Ilka Serra, pela Coordenadora de Atividades Extracurriculares, Profa. Poliana Cardoso, pela Diretora do Campus Grajaú, Profa. Ana Rita Bezerra, pelo Diretor do Curso de Direito do Campus Grajaú, Prof. Rômulo Moreira e pelo Diretor do Campus Barra do Corda, Marlisson da Silva Barroso. Também estiveram presentes o aluno de Direito da Uema Campus Grajaú, Antalylson de Souza Gavião Guajajara, a Secretária Municipal de Assuntos Indígenas de Grajaú, Alessandra Bento Almeida, o representante do PIPOU/ ISPN, Francisco Sarmento, a Secretária municipal de Assuntos indígenas de Barra do Corda, Libiana Mainumy Pompeu da Silva Guajajara, e Christiane Guajajara, representando os estudantes indígenas do Campus Barra do Corda.

Durante o evento, foram realizadas palestras e oficinas participativas, abordando questões fundamentais para a comunidade indígena no contexto acadêmico. O projeto Diálogos Indígenas visa fortalecer a mobilização estudantil indígena, promover políticas de permanência e visibilidade no ambiente universitário, e criar um espaço para discussões que possam contribuir para a construção de uma universidade mais inclusiva e diversa.

Por: Karla Almeida