Uema realiza aula inaugural do Mestrado ProfÁgua

Por em 16 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nesta sexta (16), a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). Este programa representa uma oportunidade imperdível para quem busca se especializar na área de recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O reitor da Uema, Walter Canales, destacou a expansão contínua dos programas de pós-graduação da instituição. “Temos várias propostas submetidas e com certeza vamos chegar aos 30 cursos de pós-graduação stricto sensu até o final do ano. Isso é importante para deixar a nossa universidade mais forte”, afirmou Canales. Ele também parabenizou os novos mestrandos: “Sejam bem-vindos à nossa universidade. Hoje iniciamos as atividades para os 22 alunos do mestrado”.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche, ressaltou a importância do ProfÁgua para a Uema e para o Maranhão. “Este programa é uma conquista significativa para a nossa universidade e para a nossa região. Estamos empenhados em oferecer uma formação de excelência, que prepare nossos alunos para os desafios complexos na gestão dos recursos hídricos. Acredito que o ProfÁgua irá não só contribuir para o desenvolvimento profissional dos nossos mestrandos, mas também para o avanço científico e tecnológico em nosso estado”, frisou ele.

A coordenadora do ProfÁgua, Andrea Azevedo, enfatizou a relevância da Uema ter conseguido trazer o programa para o Maranhão. “Foram várias instituições concorrendo a esse edital e conseguimos. Estamos entre os 23 estados brasileiros participantes. Aqui no Maranhão temos uma gama de recursos hídricos, desde a baixada maranhense até os lençóis maranhenses, somos uma ilha. É uma oportunidade enorme para realizarmos trabalhos e suprirmos as necessidades de pesquisa nessa área”, explicou Azevedo.

Luciara Machado, oceanógrafa e uma das mestrandas, compartilhou sua empolgação com a oportunidade. “Em 2021, eu queria muito ingressar no ProfÁgua, mas só tinha em outros estados. Quando abriu o edital aqui no Maranhão, vi que era uma excelente oportunidade de me qualificar mais ainda profissionalmente. Tenho certeza que esse mestrado vai contribuir muito para minha carreira e para a instituição em que trabalho”, afirmou Machado.

O vice-reitor, Paulo Catunda, também expressou sua satisfação com o início do programa. “Estou muito feliz e motivado com o ProfÁgua. Esperamos atender completamente às expectativas dos alunos, preparando-os bem e com orgulho de ser parte da Uema”, disse Catunda.

O ProfÁgua, criado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa qualificar profissionais e pesquisadores para enfrentar os desafios complexos relacionados à gestão e regulação das águas no Brasil. O programa terá duração de 24 meses e será realizado em formato presencial, com o apoio de tecnologias de educação a distância (EaD), permitindo que profissionais de diferentes regiões do país tenham acesso a uma formação de qualidade.

“A adesão da Uema ao ProfÁgua representa um marco significativo para a instituição e para o desenvolvimento da região, oferecendo uma formação de excelência e contribuindo para a gestão sustentável dos recursos hídricos”, finalizou Cheche.

Na ocasião, aconteceu a palestra “Lagos como hotspots de mudanças climáticas em áreas icônicas para a biodiversidade: o papel das redes de pesquisa”, ministrada pela professora e pesquisadora Luciana Barbosa. E, também, a palestra “A ANA e o ProfÁgua: uma parceria para fortalecer a gestão das águas”, ministrada pela representante da ANA, Celina Ferreira.

Por: Paula Lima

Fotos: Luís Paulo Sousa