Uema promove terceiro debate sobre educação antirracista e decolonial em encontro acadêmico


Por em 16 de agosto de 2024



A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, na noite desta quinta-feira (15), o III Encontro Acadêmico, Político e Cultural do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica (Proetnos) e o X Encontro em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade, promovido pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão (GEPEX) em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade (Lida), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Os eventos reuniram especialistas, lideranças indígenas, quilombolas e diversos atores sociais para debater novas propostas educacionais antirracistas e decoloniais, sob a perspectiva da interculturalidade.

Com o tema “Lutas sociais, formação docente e pesquisa intercultural: semeando saberes contracoloniais”, o encontro teve como objetivo construir espaços de diálogo e troca de experiências que contribuam para a construção de uma educação inclusiva e comprometida com a diversidade étnica e cultural. A programação contou com a participação de pesquisadoras(es) de universidades renomadas em todo o Brasil, além de lideranças indígenas e quilombolas, que enriqueceram o debate com diferentes perspectivas e saberes.

O reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, destacou a importância do evento para a universidade e para a sociedade maranhense. “Este evento reafirma nosso compromisso com a construção de uma educação inclusiva, antirracista e decolonial. Ao reunir especialistas, lideranças indígenas, quilombolas e diversos atores sociais, estamos fortalecendo o diálogo intercultural e promovendo a troca de saberes essenciais para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. A realização do III Encontro Acadêmico e do X Encontro em Lutas Sociais não só enriquece a produção acadêmica no estado, mas também impulsiona a nossa missão de formar docentes e pesquisadores capazes de enfrentar os desafios da diversidade étnica e cultural em suas práticas educativas. A UEMA se orgulha de ser um espaço de resistência e transformação, onde o conhecimento é semeado para gerar mudanças concretas na realidade social do Maranhão e do Brasil”, afirmou.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades como o Secretário Gerson Pinheiro, da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (SEIR), a Secretária Adjunta de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Rosilene Guajajara, e a Superintendente de Biodiversidade, Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Agricultura Familiar, Silvane Magali Nascimento, que representou o Secretário Bira do Pindaré. Também participaram a Coordenadora Geral do Proetnos/Uema, Profa. Tatiana Raquel Reis Silva, a Coordenadora do GEPEX Lida/Uema, Profa. Marivânia Furtado, o Coordenador Geral de Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens, Adultos, Diversidade e Inclusão, Prof. Eduardo Fernandes de Araújo, e a Coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena da mesma secretaria, Profa. Rosilene Tuxá.

Os encontros possibilitaram a aproximação entre docentes, discentes, grupos de pesquisa e movimentos sociais, qualificando a produção acadêmica no estado e fortalecendo as ações em prol da igualdade e diversidade.

Por: Ascom/Uema

Fotos: Luis Paulo



Últimas Postagens