Uema participa de reunião da FIEMA sobre Logística Reversa de Resíduos Sólidos

Por em 13 de agosto de 2024

Na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença na Reunião Ordinária do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). O encontro teve como tema principal o “Cenário Atual das Obrigações ao Cumprimento do Decreto Estadual nº 38.140”, que regulamenta a logística reversa de resíduos sólidos no estado.

A reunião contou com uma palestra de Keli Freitas, executiva do Instituto Giro-Eureciclo, que abordou a “Logística Reversa de Embalagens Pós-Consumo – Regulamentação Nacional e Soluções para sua Comprovação”. Durante a apresentação, Freitas explicou que o modelo adotado no Brasil para a logística reversa baseia-se na comprovação da reciclagem por meio de certificados, sem a necessidade de coletar as embalagens específicas de cada empresa.

O evento reuniu importantes figuras do setor industrial e educacional do estado. Estiveram presentes o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA, Benedito Mendes; o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA, Cláudio Azevedo; o vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda; e a pró-reitora de Infraestrutura da Uema, Profa. Maria Teresinha Medeiros. Além deles, participaram outros representantes de sindicatos e empresários da região, como Tânia Miyake, presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente, e Laiana Linhares, superintendente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA).

A logística reversa, uma obrigação legal no Brasil estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), foi destacada como essencial para aumentar as taxas de reciclagem de embalagens e reduzir o impacto ambiental. A FIEMA, por meio dessas reuniões, busca conscientizar empresários e afiliados sobre a importância de cumprir com essas obrigações ambientais, visando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho