Uema marca presença em evento nacional de coordenadores do curso de Agronomia
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 14 de agosto de 2024
A Diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Profª Ana Maria Silva de Araújo, e a Diretora do Curso de Agronomia, Profª Gislane da Silva Lopes, ambas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), estiveram presentes do V Encontro de Coordenadores de Curso de Agronomia, realizado em Brasília-DF, nos dias 8 e 9 de agosto.
O evento foi promovido pela Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e contou com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua). O objetivo principal do encontro foi reunir coordenadores de cursos de Agronomia de todo o país para promover uma articulação conjunta de ações, focadas na melhoria da qualidade do ensino e na formação dos engenheiros agrônomos do Brasil.
Durante o evento, foram discutidos diversos temas importantes, como a qualidade do ensino na Agronomia, a valorização dos docentes, o selo de acreditação de cursos, a implementação de um exame de proficiência, além de questões relacionadas à demanda, evasão, retenção nos cursos de Agronomia e a certificação profissional.
“Os temas discutidos foram de grande relevância para o CCA e principalmente para o Curso de Agronomia, pois tivemos oportunidade de conhecer e discutir a realidade dos cursos de Agronomia do Brasil, saber das dificuldades que as IES estão passando em acompanhar as tecnologias, os cursos particulares e EaD, perfil do aluno que estamos recebendo e os profissionais que estamos formando. Foram dois dias intensos de discussões relevantes e, com certeza, muito proveitosas para a melhoria da qualidade do curso de Agronomia da Uema, que foi o único a representar o estado do Maranhão nesse encontro de coordenadores, demonstrando o comprometimento com a qualidade da educação em nossa instituição”, disse a Diretora Profª Ana Maria Araújo sobre a experiência de participar do encontro.
Por: Karolynne Sodré