Uema lança edital de aprimoramento profissional em Medicina Veterinária com bolsas de R$ 2 mil

Por em 19 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Governo do Maranhão e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), está com inscrições abertas para o edital Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária. Por meio da chamada, estão sendo ofertadas nove bolsas de R$ 2 mil para graduados na área. O edital é realizado pela Fundação e Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e vai fortalecer a formação contínua dos profissionais e contribuir para o funcionamento do Hospital Veterinário Universitário. As informações estão disponíveis no site da Fundação: www.fapema.br. As inscrições devem ser enviadas pelo e-mail pamvuema@gmail.com até o dia 16 de setembro.

Podem submeter propostas ao edital graduados em Medicina Veterinária que possuem registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão (CRMV-MA). Os profissionais selecionados terão a oportunidade de atuar em diversos setores do Hospital Veterinário Universitário “Francisco Edilberto Uchoa Lopes” e em laboratórios da Uema. O trabalho tem como foco as áreas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais e Anestesiologia Veterinária.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, avalia que a chamada é uma iniciativa que reflete o compromisso do Governo do Estado com a excelência na formação dos profissionais da área. “Estamos confiantes na contribuição do programa para desenvolvimento desta área e incentivamos os profissionais a participarem e aproveitarem essa oportunidade”, enfatizou.

A gestora do Hospital Veterinário da Uema, Solange Melo, destacou “a relevância do edital para impulsionar os profissionais e reforçar as atividades da unidade hospitalar veterinária, fruto da firme parceria com a Fapema, que cada vez mais se fortalece”.

Com um investimento de R$ 216 mil, o programa oferecerá nove bolsas no valor de R$ 2 mil cada, com duração de 12 meses e possibilidade de renovação. A seleção dos bolsistas será conduzida pela Uema, abrangendo etapas como análise de candidatura, prova escrita, entrevista e análise curricular.

Inscrições

Ao inscrever-se no e-mail, o candidato deve preencher o campo ‘Assunto’ com ‘[INSCRIÇÃO] Edital FAPEMA/UEMA nº 11/2024 – VETERINÁRIA (NOME DO CANDIDATO)’. Deverão anexar, em formato pdf: requerimento de inscrição devidamente preenchido; diploma de Bacharel em Medicina Veterinária (frente e verso), expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou certidão de conclusão do curso de graduação; RG e CPF; e o Currículo Lattes atualizado. O edital completo pode ser consultado no site: www.fapema.br.

O Hospital Veterinário Francisco Edilberto Uchoa Lopes, vinculado à Uema oferece serviços de consultas ambulatoriais, cirurgias em pequenos, médios e grandes animais, internamento e exames laboratoriais.

Com o Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária, haverá reforço na formação continuada, considerado de extrema importância para os profissionais da área. A chamada traz a oportunidade aos profissionais formados nesta área de exercerem as suas funções e praticar o exercício da profissão de médico veterinário.

Por: Ascom/Uema, com informações da SECOM/MA