Uema e TJMA lançam inteligência artificial Robô Maria Firmina

Por em 27 de agosto de 2024

Na manhã desta terça-feira (27), representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, para discutir e reforçar parcerias entre as duas instituições. A reunião, que ocorreu no TJMA, contou com a presença do reitor Walter Canales, do vice-reitor Paulo Catunda, do procurador Adolfo Testi Neto e do professor Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior.

O reitor Walter Canales destacou a importância da reunião para apresentar a Uema ao desembargador Froz Sobrinho, enfatizando a atuação da universidade e suas potencialidades. O reitor mencionou o desejo de expandir e fortalecer as parcerias já existentes, afirmando: “O objetivo é apresentar a instituição ao desembargador Froz Sobrinho, onde a universidade atua, o que faz, as potencialidades e as possíveis parcerias com o TJMA. Inclusive, já existe uma parceria feita em anos anteriores, uma parceria de sucesso, e a continuidade dessa parceria e ampliar para outras áreas de atuação é a nossa intenção aqui com o TJMA”.

Durante a reunião, foi oficialmente lançado o Robô Maria Firmina, uma inovação tecnológica desenvolvida em parceria pelo Laboratório de Inovação ToadaLab, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e a Uema. O Robô Maria Firmina é um modelo avançado de Inteligência Artificial (IA) destinado a identificar automaticamente precedentes jurídicos qualificados no TJMA. Este projeto faz parte de um Termo de Cooperação Técnica entre o TJMA e a Uema.

O desembargador Froz Sobrinho elogiou a colaboração, destacando a importância do robô para a eficiência do TJMA: “A reunião foi muito produtiva, na verdade a gente está entregando um para o outro um avanço na nossa área de tecnologia, o robô Maria Firmina que foi desenvolvido em compartilhamento entre a Uema e o Tribunal de Justiça para facilitar a leitura dos processos que entram no Tribunal de Justiça, fazer a separação dos temas, para que a gente possa ter agilidade na resposta a essa quantidade de processos que chegam a cada dia em nosso tribunal e em nossos fóruns”.

O Professor Jacob Junior, envolvido diretamente no desenvolvimento do robô, explicou que o Maria Firmina foi treinado para identificar precedentes jurídicos a partir da leitura da petição inicial dos processos. “Hoje nós entregamos oficialmente o robô Firmina, que é um modelo de inteligência artificial utilizado no Tribunal de Justiça do Maranhão, o qual prevê precedentes a partir da leitura da petição inicial do processo. Ele foi treinado inicialmente com os precedentes maiores predominância no Tribunal de Justiça, e com isso já tem alguns bons resultados, os quais foram realizados a partir de janeiro desse ano,” detalhou o professor.

Ele também mencionou que o projeto envolve três professores, três alunos de mestrado e quatro de graduação, e já gerou seis entregas ao Tribunal, contribuindo significativamente para o TJMA e outros tribunais do sistema do Conselho Nacional de Justiça. Os resultados incluem a formação de três alunos de mestrado, quatro artigos em periódicos e conferências, e o desenvolvimento contínuo de tecnologias que beneficiam o sistema judiciário.

A reunião e o lançamento do Robô Maria Firmina reforçam a sólida parceria entre a Uema e o TJMA, destacando o compromisso de ambas as instituições com a inovação e a eficiência na administração da justiça.

Por Caio Marcos
Fotos: Rafael Carvalho