Uema e Seduc firmam parceria para fortalecer a educação ambiental nas escolas estaduais

Por em 19 de agosto de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Escola Ambiental do Maranhão, estabeleceram uma parceria estratégica que visa fortalecer o processo de institucionalização, implementação e consolidação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) na rede estadual de ensino.

Essa iniciativa foi desenvolvida considerando que a Educação Ambiental é uma dimensão essencial e permanente da formação dos estudantes, devendo estar presente de forma articulada e transversal em todos os níveis e modalidades de ensino. Com base nessa visão, a AGA/Uema e a Seduc – MA lançaram o Livro Formativo intitulado “Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA: As Trilhas Pedagógicas para a Implementação da Comissão nas Escolas”.

O livro tem como objetivo auxiliar no processo de reorganização curricular do ensino no Maranhão, alinhando-se às diretrizes da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA), estabelecidas pela Lei nº 9.279, de 20 de outubro de 2010. Além disso, a obra busca fomentar a criação de Escolas Sustentáveis, promovendo reflexões sobre problemas socioambientais, incentivando o compromisso individual e coletivo, a participação democrática, o protagonismo estudantil, e a formação consciente dos cidadãos do futuro.

A implementação da COM-VIDA nas escolas de ensino fundamental e médio visa potencializar as ações de educação ambiental, criando e mantendo um espaço democrático e participativo. Este espaço permitirá a geração de iniciativas sustentáveis que não apenas melhorem a qualidade de vida dentro das escolas, mas também na comunidade ao redor, fortalecendo o diálogo sobre os desafios socioambientais contemporâneos.

O Livro Formativo “Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA: As Trilhas Pedagógicas para a Implementação da Comissão nas Escolas” representa um avanço significativo para a educação ambiental no estado do Maranhão. A expectativa é que essa ferramenta pedagógica sirva como um guia valioso para educadores e estudantes, promovendo a sustentabilidade e a consciência ambiental em toda a rede estadual de ensino.